A BMW conseguiu reunir o que os consumidores de veículos sonham no mundo. Alta tecnologia embarcada, motor elétrico, desempenho esportivo e design ousado. Tudo a bordo de uma carroceria que todos desejam. O iX é a síntese do carro que antecipa o futuro da mobilidade, e com a dose de arrojo que só um modelo da marca pode proporcionar.
Quando falamos que o novo SAV (Sport Activity Vehicles) da BMW é o melhor dos mundos, não é exagero. Toda a inovação que o modelo elétrico oferece já é bem ilustrada pela sua apresentação global na Consumer Electronics Show (CES) 2022, em Las Vegas, Estados Unidos, a maior feira de tecnologia de ponta do mundo.
A inovação do BMW iX também pontuou a sua estreia no mercado brasileiro. O modelo foi lançado em uma live única no Twitch, a plataforma de vídeos mais famosa do universo dos games e eletrônicos. Porém, em um cenário inédito e apropriado para toda a vanguarda que o SAV traz.
O lançamento foi dentro do Metaverso Complexo, ambiente digital que simula ambientes reais. Com apresentação de Bruno Nobru, jogador profissional e streamer eleito como Personalidade do Ano de 2021 pelo Esports Awards, e da jornalista Cris Amaral, a live teve um modelo real do BMW iX em ambiente “gameficado”, com interações de realidade aumentada e estendida.
Ao mesmo tempo, o novo BMW iX dispõe de um showroom virtual. No site da marca alemã, o consumidor pode conhecer detalhadamente as duas versões do SAV elétrico, a xDrive50 Sport e xDrive40, e configurá-las em ambiente tridimensional que simula uma concessionária. O sucesso do carro foi imediato: todas as unidades que estavam em pré-venda se esgotaram em apenas 12 horas.
O BMW iX é a prova de que carro elétrico pode - e deve - oferecer o extremo prazer ao dirigir. O SAV zero combustão proporciona uma experiência única ao volante, com desempenho instigante e comportamento dinâmico esportivo.
O crossover 100% elétrico da marca alemã é equipado com dois motores: um em cada eixo. A esportividade já se apresenta na potência combinada da versão xDrive40. São 326 cv e torque instantâneo de 64,2 kgf.m. Desta forma, o modelo cumpre o 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, números dignos de cupê esportivo.
A diversão aumenta na configuração xDrive50 do BMW iX. Nela, os dois propulsores entregam potência de 523 cv e torque imediato de 78 kgf.m. A performance no 0 a 100 km/h é garantida em apenas 4,6 segundos. Além disso, as duas versões têm velocidade máxima limitada em 200 km/h para preservação das baterias.
Os dois exemplares da gama iX também são dotados de tração nas quatro rodas. O sistema 4x4 é sob demanda, só que comandado eletronicamente para transmitir a quantidade exata de torque necessária para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações.
Este controle inteligente permite uma transmissão de força variável entre os eixos do SAV elétrico. O sistema pode transferir toda a tração para o eixo traseiro, por exemplo, ou reparti-la igualmente, com 25% para cada uma das quatro rodas.
Toda essa disposição do iX vem acompanhada de um SAV com dinâmica apurada e uma construção sólida. Produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o modelo usa arquitetura moderna e materiais nobres que contribuem para a redução de peso e uma excelente rigidez da carroceria.
A carroceria adota o conceito de spaceframe, com uso de alumínio por todo o SAV. As baterias de alta performance ficam na parte central do carro, abaixo do assoalho, o que confere um centro de gravidade baixo, importante para um SAV deste porte.
Some a isso a distribuição perfeita de peso entre os eixos e o coeficiente aerodinâmico de Cx 0,26 do SAV elétrico, surpreendente para um utilitário esportivo com estas dimensões. O resultado é um carro esportivo, equilibrado e preciso em curvas e retas.
Toda essa proposta de inovação, eficiência e esportividade ainda te levam longe. A autonomia do BMW iX permite ao motorista ir de São Paulo ao Rio com uma única carga completa de bateria. O xDrive40 tem alcance de 425 km pelos padrões do ciclo europeu do Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Já com o xDrive50, é possível rodar incríveis 630 km sem ligá-lo na tomada.
Tamanha autonomia é garantida pela quinta geração do sistema BMW eDrive. A densidade energética das baterias do iX são 40% maiores do que outros elétricos. Com 76,6 kWh de capacidade na versão xDrive40 e 111,5 kWh, na xDrive50, as baterias de alta performance ainda têm capacidade de recarga otimizada. Em carregadores ultra rápidos, é possível obter 70% do nível de carga em 31 e 35 minutos, respectivamente.
Mas dificilmente o dono do BMW iX terá preocupações com recarga. O iX vem acompanhado de novos carregadores. O Wallbox Essential, de 22 kW, que permite carregar as baterias em 7h15 (xDrive40) ou em menos de 11h (xDrive50). E ainda tem o Flexible Fast Charger, um carregador rápido, portátil e flexível que pode ser levado tranquilamente no porta-malas.
Não bastasse todas essas qualidades mecânicas e dinâmicas, o BMW iX ainda se distingue com um design ousado e elegante ao mesmo tempo. Com linhas esculpidas, o SAV elétrico chama a atenção logo pelo capô elevado, que converge para a tradicional grade “duplo rim”, com molduras geométricas, e que se estende até o para-choque, conferindo robustez.
A grade do BMW iX é um capítulo à parte que só reforça a alta dose de tecnologia embarcada do SAV. Com desenho curvo, ela é dotada de funções especiais e atua como um “painel inteligente”. Nela, há uma série de sensores que fazem parte dos sistemas de auxílio à condução, e que ficam protegidos de eventuais pedrinhas ou galhos graças ao revestimento de poliuretano.
Mais um detalhe: com uso de nanotecnologia, essa grade é auto regenerativa. Isso mesmo, em até 24 horas é capaz de se recuperar de pequenos danos por conta própria. Ao mesmo tempo, os pequenos filamentos da peça são aquecidos para limpar e/ou secar a superfície. Desta forma, todos os radares do iX operam dentro das melhores condições de funcionamento.
Ainda na frente, os faróis BMW Laser Light - com cortes retos e esticados - em conjunto com as extremidades da saia dianteira em forma de setas dão aquela dose de arrojo ao design frontal. Nas laterais, um pequeno vinco corta as portas na altura das sofisticadas maçanetas embutidas.
A linha de cintura alta converge para o caimento da terceira coluna, passando uma sensação de movimento. Na traseira, as cavidades na tampa do porta-malas passam a impressão de "músculos" e as lanternas finas e longas fazem o SAV parecer mais largo do que realmente é.
Na cabine, o requinte e conforto de um BMW em todas as partes. Bancos com ajustes elétricos, ventilados e com encostos de cabeça integrados, volante hexagonal e forro do teto em cor antracite contribuem para um ambiente aconchegante e moderno. Atrás, a ausência de túnel central resulta em um espaço surpreendente para os passageiros.
O SAV elétrico ainda é dotado do BMW Curved Display, que integra o quadro de instrumentos totalmente eletrônico em display de 12,3” com a central multimídia, em uma tela levemente curva de 14,9” que oferece uma visibilidade excelente ao motorista.
O equipamento faz parte do pioneiro BMW Live Cockpit Professional e do BMW Natural Interaction, que permite que diversas funções sejam comandadas por voz ou gestos dentro do Intelligent Personal Assistant.
Desta forma, é possível monitorar a pressão dos pneus, mudar a rota do sistema de navegação, climatizar o carro, alterar iluminação interior, ajustar o som, entre outras funções, sem tocar em um botão sequer. Mas se precisar, muitos dos comandos estão reunidos em um belíssimo botão giratório de cristal no console central.
Todo este sistema se vale de inteligência artificial - desenvolvida pela BMW. Ou seja, com o passar do tempo, o dispositivo entende e se adequa aos hábitos e preferências do motorista.
Sem falar no apoio da alta conectividade do carro, que permite atualizações remotas de software e oferecem a possibilidade de instalar, pela nuvem, as funções novas e aprimoradas do veículo. Inclusive para navegação do BMW Maps, que exibe imagens de realidade aumentada das câmeras do iX.
Outra função inovadora ligada ao sistema de navegação, que confere segurança extra ao motorista do SAV elétrico. Assim que o condutor insere o destino no GPS, o sistema recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e condições de trânsito em tempo real.
O BMW iX ainda é dotado do sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de auxílios à condução. O dispositivo reúne ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e Lane Keeping Assistant. Com os equipamentos acionados, o BMW iX é um semi-autônomo: acelera, freia e tem capacidade de fazer curvas.
Com o Parking Assistant Plus, o carro estaciona 100% sozinho - não há nem a necessidade de acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar as manobras pelas imagens captadas pelas câmeras e exibidas na tela do sistema multimídia. Alertas de tráfego cruzado e de colisão traseira, assistente ativo de monitoramento de faixa também fazem parte dos equipamentos.
O BMW iX é um carro sustentável em todos os sentidos. Conceito que vai muito além do fato de ser equipado com motor elétrico e não emitir poluentes no ambiente. O SAV leva o termo sustentabilidade a sério e o aplica em toda a cadeia de produção.
É o chamado Conceito 360 graus de sustentabilidade, com uso responsável de recursos em toda a cadeia de valor e a redução máxima da pegada de CO2 em todo o ciclo de vida do produto. Isso envolve desde a extração controlada de matéria-prima para a fabricação do SAV, até a produção com energia 100% verde e a utilização de materiais naturais e reciclados.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade