O brabo! Bugatti apresenta hipercarro de 1.850 cv

Destinado para uso em pista, Bolide pode chegar aos absurdos 500 km/h sem a ajuda de motores elétricos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O brabo! Bugatti apresenta hipercarro de 1.850 cv
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Bugatti Bolide é um hipercarro, como diria o outro, "sem 'mimimi'". O monstro não precisa de motores elétricos para atingir absurdos 500 km/h. Disponível apenas para o uso em pistas, o monstro é empurrado por um propulsor W16 8.0 de quatro turbos, que entrega "apenas" 1.850 cv de potência e 118,6 kgf.m.

Com apenas 1.240 kg, a relação peso/potência do Bolide, como você pode imaginar, é digna de todos os elogios. A relação de 0,67 kg/cv faz com que o hipercarro vá de 0 a 500 km/h em meros 20,1 segundos. 0 a 100 km/h? 2,17 s. Isso é mais rápido que o tempo que você irá gastar para terminar esta sentença.

Bugatti Bolide
Bugatti Bolide tem 1 m de altura e é 30 cm mais baixo que o Chiron
Crédito: Divulgação

De acordo com a Bugatti, o Bolide levaria 5min23,1 segundos para completar uma volta no Nordschleife, como é chamado o anel norte do autódromo de Nürburgring. Como medida de comparação, o recorde no circuito hoje é de 5min19,04 segundos, e pertence ao Porsche 919 Hybrid Evo.

Além do corte de gordura, a leveza do Bolide também se dá graças aos parafusos, todos de titânio, aos componentes em liga de titânio aeroespacial e muita, muita fibra de carbono na carroceria e no monocoque. A rigidez da estrutura, vale ressaltar, também é um absurdo: 6.750 N/mm².

Bugatti Bolide
Hipercarro foi desenvolvido de acordo com as especificações da categoria LMP1
Crédito: Divulgação

O Bolide foi desenvolvido dentro do regulamento de Le Mans. Tal colocaria o modelo, caso o fabricante decida, na categoria LMP1. No entanto, a partir de 2021, a classe será substituída pela Le Mans Hypercar. Em 2022, veículos híbridos participarão da competição. E aí? A Bugatti banca a produção do seu hipercarro "sem 'mimimi'" mesmo assim?

Comentários