A velocidade com que a BYD do Brasil vem escalando sua produção no país já se tornou um case na indústria automotiva. A marca recém-instalada em solo brasileiro atingiu 10 mil veículos fabricados em sua planta industrial em Camaçari, na Bahia, apenas 45 dias após a inauguração oficial do complexo - em 9 de outubro.
O feito, alcançado em tempo recorde para uma operação automotiva iniciando produção local, escancara a ambição do grupo em transformar o Brasil em seu principal hub fabril fora da China.
Quais carros a BYD monta em Camaçari?
No Salão do Automóvel de São Paulo 2025, o estande da fabricante já pulsava esse recado. Mas é longe dos holofotes — na linha de montagem da Bahia — que a mensagem ganha corpo.
Hoje, três modelos já saem prontos das esteiras do complexo baiano: o subcompacto elétrico BYD Dolphin Mini, o sedã híbrido plug-in BYD King e o SUV híbrido plug-in BYD Song Pro. Um hatch, um sedã e um utilitário esportivo — três cartas estratégicas, produzidas localmente, para domar segmentos decisivos do mercado.
Dois turnos em Camaçari marcam a nova fase industrial
Se 45 dias já seriam o suficiente para chocar o setor, a virada operacional é ainda mais contundente. No início de novembro, a BYD ativou o segundo turno de produção na fábrica de Camaçari, com 120 novos colaboradores para operar no período noturno.
A ampliação dos turnos deixa claro que o ritmo não é um surto momentâneo. A chegada do turno da noite também reposiciona o impacto industrial da marca na região, que já desponta como um dos maiores polos de mão de obra em readequação para a nova era da mobilidade eletrificada no Brasil.
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BYD tem meta ambiciosa
Vale lembrar que, durante a inauguração do complexo fabril baiano, o fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu, antecipou ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a meta de 300 mil veículos por ano em plena operação (150 mil na primeira fase, 300 mil na etapa seguinte).
Minutos depois, o surpreendente: a promessa de dobrar novamente esse volume, empurrando o plano para 600 mil carros por ano quando o complexo estiver em sua total capacidade produtiva.
Liderança disparada em BEVs consolida a hegemonia elétrica
Se a produção acelerada impressiona, o desempenho de mercado coloca ponto final em qualquer dúvida sobre o momento vivido pela marca no Brasil.
Em pouco mais de três anos de atuação local, a BYD já ultrapassou 100 mil carros 100% elétricos emplacados no país e se tornou a líder absoluta entre os BEVs no ranking Fenabrave. Tem mais de sete vezes o volume da segunda colocada e quase três vezes a soma de todas as concorrentes do 2º ao 10º lugar.
O recado está dado — e ele é barulhento
Chegar a 10 mil carros produzidos no Brasil em apenas 45 dias não é apenas "rápido" — é um terremoto industrial. É a comprovação prática de que o Brasil não é coadjuvante no plano global da BYD. Ao contrário: é protagonismo fabril, liderança consolidada e a plataforma de exportação mais estratégica do grupo fora da China.
O mercado brasileiro, afiado por segmentos disputados, já está sendo moldado para acomodar o novo ritmo de produção local.
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