Câmbio manual está com os dias contados na BMW

Executivo da marca alemã fala em irrelevância da transmissão convencional nas vendas gerais, mesmo na linha "M"

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Câmbio manual está com os dias contados na BMW
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O câmbio manual vem perdendo espaço no mercado automotivo faz algum tempo. Apesar disso, algumas marcas como a BMW ainda mantém versões de seus modelos equipadas com o sistema convencional de transmissão.

Câmbio manual está com os dias contados na BMW

Mas até essas alternativas parecem estar com os dias contados. Já faz tempo que informações relacionadas ao fim da transmissão manual são divulgadas, mas dessa vez partiu de um integrante do conselho da marca bávara.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Bmw M2 Destaque
Modelos BMW da linha "M" como este M2, ainda têm câmbio manual
Crédito: Divulgação
toggle button

Em entrevista à revista italiana Quattroruote, Frank Weber falou sobre a irrelevância das vendas de automóveis com câmbio manual e como isso deve acelerar seu fim. O executivo cita que, mesmo na divisão esportiva Motorsport, com os modelos M2, M3 e M4, que focam na experiência ao volante (homem x máquina), essa relação não tem sido positiva.

Segundo a publicação, Weber não determina uma data para o fim, mas orienta aos interessados em ter um modelo "M" manual que o compre "agora". A fala do integrante do conselho da BMW parece conflitar com as recentes projeções de alguns mercados, como o americano, que teve aumento nas vendas das versões manuais em 2023.

Manual Bmw F1
O câmbio manual costuma ser o preferido de quem gosta de condução esportiva. Será que vai acabar mesmo assim?
Crédito: Divulgação
toggle button

Isso, por si só, não deve estar animando de forma suficiente a diretoria da marca alemã. Mas há outra vítima, que deve dar adeus ao sistema manual bem antes: o câmbio automatizado de dupla embreagem.

A configuração já teve seu fim decretado na linha "M" em junho do ano passado, com a substituição por transmissões automáticas convencionais, com conversor de torque. No Brasil, a BMW atualmente não comercializa nenhum modelo com transmissão manual.

VÍDEO RELACIONADO