Caoa Chery iCar será o primeiro elétrico para PcDs
É uma excelente alternativa para portadores de deficiências e limitações físicas. Se automóveis com motor a combustão equipados com transmissão automática já são uma boa solução para a maioria dos PCDs, um carro elétrico - que está pronto para rodar logo após ser ligado - é uma alternativa ainda mais prática. Afinal, só é preciso acelerar, frear e esterçar o volante.O elétrico ainda tem duas vantagens: os intervalos de revisões são mais longos e o custo básico dessas revisões é mais baixo, já que não há troca de óleo, filtros e alguns outros itens de desgaste inerentes aos motores a combustão.
O iCar é um modelo 100% elétrico. Seu motor rende 61cv de potência máxima e 15,3 kgf.m de torque, números suficientes para levar seus 995 quilos adiante - o baixo peso vem da carroceria totalmente em alumínio com cobertura externa de polímero. O modelinho tem dois modos de condução, "Sport" e "Eco".
A bateria é de lítio, com 30,8 kWh de capacidade. Localizada sob o assoalho do carro, pode ser recarregada de diversas formas. Em wallboxes, leva cinco horas para carregar 100%. O iCar tem tomada na carroceira do tipo CCR Combo 2 e vem de fábrica com cabo portátil de carregamento de emergência para tomadas comuns de 220 Volts e 20 Ampéres. Em carregamento rápido, as baterias são recarregadas em cerca de 36 minutos. Além do carregamento externo, o iCar tem sistema regenerativo de energia (com sete níveis diferentes níveis), que recupera carga da bateria nas frenagens. Isso permite uma maior autonomia. Mas o alcance normal do Caoa Chery iCar não é muito impressionante: apenas 197 quilômetros no padrão PBEV do Inmetro. De toda forma, é bem coerente com sua proposta de carrinho fundamentalmente urbano para trajetos curtos.
Comentários