Caoa Chery Tiggo 5X muda de visual e vira "Pro"

SUV compacto recebe remodelação estética, nova calibração de motor, câmbio inédito e mais equipamentos na linha 2022

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André Deliberato
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Mais novidades para quem curte o segmento de SUVs. Nesta quinta (17) acontece o lançamento do Caoa Chery Tiggo 5X Pro, que assim como o Tiggo 7 há algumas semanas, aposenta a versão TXS para adotar o sobrenome, digamos... mais "profissional". Estreia importante, afinal falamos do carro mais vendido da empresa no Brasil e que pretende emplacar de 1.000 a 1.200 unidades por mês.

Entre as principais novidades estão o visual modernizado, motor recalibrado, inédita caixa de câmbio e mais equipamentos. O preço também muda e salta dos atuais R$ 144.990 para R$ 154.990, exatos R$ 10 mil de aumento - por ora nesta fase de lançamento, ou seja, em breve ele deve aumentar. E nós do WM1 já rodamos com ele. Venha conosco nessa reportagem para conhecer tudo sobre o lançamento.

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Como é o novo Caoa Chery Tiggo 5X

Assim como na linha 2021, que só tinha versão única de acabamento, chamada TXS, o Tiggo 5X 2022 terá somente uma configuração disponível, chamada Pro - assim como já acontece com outros modelos da marca, como o Tiggo 3X, Tiggo 7 Pro e Arrizo 6 Pro.

O motor segue o mesmo: 1.5 turboflex de até 150 cv e 21,4 kgf.m de torque - mesmos números que o Tiggo 5X anterior, mas com ajustes finos para ser aprovado nas novas normas de emissões pedidas pelo Proconve L7. Já o câmbio mudou: houve a troca de uma caixa de transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas por um sistema CVT que simula nove velocidades.

Com isso, agora o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (antes ele fazia em 10,9 s). A velocidade máxima não mudou: 180 km/h. E o consumo é o seguinte: 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol; e 9,9 km/l e 11,5 km/l, respectivamente, com gasolina.

Visual renovado

Há mudanças visuais também. Logo de cara, dá para notar que a grade é nova (e que segue a mesma filosofia que vemos no Tiggo 3X e no Tiggo 7, com efeitos em 3D e pontilhismo). Além disso, os faróis agora são full-LED e têm sistema de acendimento automático. A frente também tem novos para-choques e molduras.

Na lateral e na traseira as mudanças são menores, mas há novas rodas e uma barra cromada ainda maior que une as lanternas (que também são em LED). Destaco ainda as suspensões independentes na frente e atrás e o sistema de freios a disco nas quatro rodas, além de todos os equipamentos de segurança ativa e passiva que você verá mais abaixo.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro (23)
Tiggo 5X Pro ganhou o estilo visual que já está no Tiggo 3X e no Tiggo 7. Tiggo 8 deve ser o próximo
Crédito: Divulgação
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Por dentro

Agora vamos para o interior. Para quem tem ou já guiou um Tiggo 5X a principal notícia é que a partir de agora o SUV vem equipado com coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. E aqui dentro a evolução é ainda mais nítida, com novos painel e console (dividido em dois andares, como no Tiggo 7) e um inédito quadro de instrumentos digital e colorido, de sete polegadas.

A central multimídia agora tem tela flutuante de 10,3 polegadas, em formato wide, e oferece itens que o anterior não trazia, como opção de escolha da cor da luz ambiente, dois modos de condução (Eco e Sport) e sistema de câmeras 360º. O freio de estacionamento é por botão, a chave é presencial e a alavanca de câmbio tem formato de joystick.

Mas tem algumas coisas que o Tiggo 5X ainda deve, como carregador de celular por indução (o espaço ao lado da manopla destinado a um smartphone é só físico, e não funcional) e itens de auxílio à condução, como sistema corretor para "escapadas" de faixa, frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego, por exemplo. Pelo menos ele vem com seis airbags de série.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro melhorou bastante em termos de acabamento e nível de equipamentos
Crédito: Divulgação
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Calma. O SUV não é "pelado" em termos de segurança. O carro vem com controle de tração e estabilidade; sistema que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante frenagens de emergência; e pedal inteligente que identifica essas situações, desacelera o veículo e até emite um alerta específico, que pisca as setas para sinalizar aos outros motoristas sobre a situação.

Tem mais. A versão "Pro" ainda traz uma série de equipamentos tecnológicos, como ar-condicionado digital de duas zonas; comando de climatização e acionamento do motor à distância pela chave; teto solar panorâmico; três entradas USB; compartimento refrigerado no console; retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador; chave presencial e botão de partida.

E como anda?

Aceleramos o carro por alguns quilômetros há alguns dias e podemos destacar que internamente o modelo evoluiu bastante - talvez o ponto mais desejado e pedido por clientes durante as clínicas que foram feitas pela fabricante. O painel é novo, muito bem-acabado, tecnológico e fácil de se habitar. O único ponto que joga contra, de fato, é o espaço para o celular que parece carregador, mas não é.

Na cabine, tudo é muito bem pensado para oferecer conforto ao motorista. A central multimídia não é do nível que encontramos em modelos de marcas maiores, e isso é fato, mas após algum tempo de uso, ela não parece tão "assustadora". E se você espetar seu celular por cabos na parte de baixo do console, os sistemas CarPlay e Android Auto funcionam muito bem, como de costume.

Acelerar um SUV com câmbio CVT tem se tornado rotina dentro desse segmento, mas o Tiggo 5X Pro parece muito bem acertado. O câmbio não tem qualquer tipo de pegada esportiva e se esta for sua busca, melhor focar a decisão de compra em outros SUVs com motor turbo (como o VW T-Cross 1.4T e o Renault Captur 1.3T, que são bem mais espertinhos). O lance do Tiggo 5X é o conforto.

Foco do novo Tiggo 5X é o rodar confortável. Mas poderia ter mais equipamentos de auxílio à condução
Crédito: Divulgação
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Embora exista uma opção "Sport" no modo de condução, o modo standard é justamente o "Eco", ainda que os números de consumo não sejam tão animadores - você viu os dados oficiais mais para cima, mas em nosso teste o valor foi ainda mais baixo, já que o carro não superou os 5,5 km/l. Estávamos em duas pessoas e com o ar-condicionado sempre ligado.

O volante também é novo e muito mais bacana se comparado ao do Tiggo 5X anterior. O carro manteve as dimensões, o que significa ótimo espaço para quatro adultos (e cinco pessoas se quem sentar atrás for criança) e médio volume de porta-malas. O Tiggo 5X Pro tem 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,65 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.

O bagageiro tem 340 litros, mesmo valor do modelo anterior. Não é grande e perde para o de modelos como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Renault Captur e vários outros modelos dessa categoria, mas é maior na comparação com o Jeep Renegade, por exemplo.

Em resumo, em uma comparação direta com o Tiggo 5X anterior, a evolução é clara. O SUV ficou mais harmonioso, bem-acabado, recheado e mais esperto se nos basearmos nos dados da montadora. A suspensão independente na traseira, que já fazia parte do catálogo do 5X TXS, é outro diferencial do carro na comparação com concorrentes. E pode ser fator determinante na hora da compra.

Suspensão independente nos dois eixos é um dos diferenciais, e faz dele um modelo prazeroso de  guiar
Crédito: Divulgação
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