Carro elétrico da Apple será feito pela Kia

Segundo rumores, empresas já chegaram a um acordo para a fabricação de veículo eletrificado a partir de 2024

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carro elétrico da Apple será feito pela Kia
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Apple e Kia enfim chegaram a um acordo para produzir carros elétricos. Segundo rumores, as duas companhias começarão a fabricar os modelos já a partir de 2024. A capacidade inicial da operação seria de 100 mil carros por ano, e pode ir a 400 mil unidades.

A Apple optou por costurar um acordo com a Kia por causa da fábrica da montadora na Geórgia, Estados Unidos. A empresa coreana, segundo ventilado pela imprensa estrangeira, será responsável pela produção dos carros, chamados de iCar, que serão construídos sobre a plataforma E-GMP. A marca da maçã ficaria por conta do hardware de condução autônoma, bateria, experiência do usuário e design.

À Reuters, contudo, um executivo do Hyundai Motor Group disse ser muito difícil que a empresa se abra tanto a uma parceria com a gigante da tecnologia. "A Apple manda. Eles elaboram marketing, marca e produtos. Só que a Hyundai também manda. Isso não funcionaria", disse a fonte.

O executivo também comentou que parte da diretoria está preocupada com o fato de que a Hyundai-Kia se torne uma mera contratada da Apple. Ele fez questão de ressaltar que isso não contribuiria para a construção da imagem da empresa, que quer ser vista como fabricante premium.

Apple Icar
Apple iCar foi um projeto apresentado em 2016 que pode surgir como conceito em 2021
Crédito: Reprodução

Como será o carro da Apple?

A Apple já disse que trabalha na química de suas "baterias de próximo nível" com tecnologia LFP e de fosfato de ferro-lítio, que é menos sujeita a superaquecimento e, portanto, mais segura que os sistemas convencionais, dos carros elétricos atuais, de íon-lítio.

Em resumo, de acordo com relatórios recentes, o suposto iCar poderia aparecer em forma de conceito ainda este ano. Mídias especializadas dos Estados Unidos, porém, garantem que o lançamento só irá acontecer em 2027. O jeito é esperar para ver.

Relatórios garantem que o Self-Driving Project (Projeto de direção autônoma) da Apple está em "estágios muito iniciais" de desenvolvimento, sendo que o fabricante da tecnologia ainda está em negociações preliminares com fornecedores de componentes eletrônicos.

Apple Car 700x368
iCar pode ter produção em série, segundo a imprensa estrangeira, já em 2024
Crédito: Reprodução

Por outro lado, há relatórios que sugerem que o trabalho da Apple nos últimos meses se concentrou em uma nova tecnologia de bateria para o iCar. Essa tecnologia, chamada de "monocell", promete integrar cada uma das células da bateria, o que liberará espaço e permitirá um material mais ativo em um tamanho menor.

A Apple também trabalha na química de suas "baterias de próximo nível" com tecnologia LFP e de fosfato de ferro-lítio, que é menos sujeita a superaquecimento e, portanto, mais segura que os sistemas convencionais de íon-lítio.

(Com André Deliberato)

Comentários