Carros da BMW ganharão assistente de voz com IA

Além disso, também terão manobrista autônomo. Novidades estão na edição deste ano da CES, em Las Vegas, nos EUA

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros da BMW ganharão assistente de voz com IA
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW parece estar mesmo com um pé no futuro e parte dessa inovação já será apresentada aos motoristas na edição deste ano da Consumer Electronics Show (CES). Realizada em Las Vegas (EUA), entre esta terça-feira (9) e o próximo sábado (12), a feira terá demonstrações de inteligência artificial (IA) generativa, realidade aumentada dentro do carro e estacionamento à distância.

As tecnologias fazem parte do conjunto de ideias pensadas para seus próximos lançamentos. No caso da incorporação da IA aos carros, a marca ampliou a interatividade do sistema BMW Intelligent Personal Assistant com a incorporação do novo modelo de inteligência Alexa Large Language Model (LLM).

Bmw Ces F1
O sistema de estacionamento autônomo transforma o carro num manobrista
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A atualização amplia a capacidade do assistente de voz no carro, que vai fornecer instruções, respostas e informações sobre o veículo de forma mais rápida, humana e interativa. A tecnologia disponível para os visitantes do estande da marca lá na feira americana também permite que a IA execute algumas funções do carro.

Manobrista

O estacionamento é uma dessas funções que podem ser feitas de forma autônoma nessa demonstração da BMW. Com nível 4 de automação, a tecnologia evolui o Park Assist ao permitir que o carro procure vagas e estacione de forma independente, como um manobrista. Basta chegar numa área designada para desembarque, sair do veículo e deixar que o próprio carro procure uma vaga - e também saia dela.

O estacionamento independente também pode ser feito de forma teleoperada pelo motorista, com o auxílio de câmeras de transmissão ao vivo instaladas no carro. A alternativa funciona como um sistema reserva.

Bmw Ces F2
A realidade aumentada dos óculos incorpora elementos 3D, como mapas
Crédito: Divulgação
toggle button

Realidade aumentada

A realidade aumentada é outra inovação apresentada pela BMW na CES. Com o auxílio de óculos AR, a marca montou um trajeto por Las Vegas onde o público poderá ver os possíveis usos da tecnologia em carros, como nas inserções de instruções de navegação, os avisos de perigo ou conteúdo de entretenimento. Tudo integrado ao ambiente real.

A expectativa da BMW é que, com a popularização dos óculos de realidade aumentada, esse tipo de tecnologia se expanda e possa entregar ao motorista e passageiros informações melhoradas e experiências mais agradáveis, sempre complementando as telas multimídia já usadas nos carros. Segundo a montadora bávara, os trabalhos com realidade aumentada começaram em 2008.

"Os engenheiros da BMW, juntamente com seus parceiros de desenvolvimento, conseguiram agora mostrar pela primeira vez conteúdo estável de realidade aumentada e realidade mista aos passageiros em um veículo em movimento dinâmico. A imagem exibida permanece incorporada de forma segura no ambiente, mesmo em situações de condução desafiadoras, como ao fazer curvas, passar por grandes lombadas ou acelerar", explica a marca.

Bmw Ces F3
A nova função das centrais multimídia permite que até dois ocupantes joguem juntos
Crédito: Divulgação
toggle button

Jogos e entretenimento

Outra atualização apresentada pela BMW incrementa a lista de opções de entretenimento no carro. A marca agora oferece mais aplicativos e jogos em sua loja, além de permitir que os passageiros da segunda fileira joguem entre si. Para isso, é possível conectar controles via Bluetooth e visualizar as partidas em tela dividida.

O entretenimento é incrementado ainda pelo sistema BMW Theatre Screen com Amazon Fire TV, que oferece o catálogo do serviço, e pelo DTS AutoStage Video Service, com canais ao vivo e listas de conteúdo sob demanda. Os serviços são alimentados "over the air" (OTA) e estão disponíveis nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul.

Comentários