Chevy Impala 1967: o muscle car de Dean Winchester

Supercarro de "Supernatural", que completa 15 anos, é um dos principais personagens da série. Vamos falar sobre ele

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Chevy Impala 1967: o muscle car de Dean Winchester
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se você é fã de carros e gosta da série Supernatural (no Brasil, Sobrenatural), já deve ter dado aquela olhada sinistra para o carro do personagem Dean Winchester (Jensen Ackles). Aquele sedã preto com mais de cinco metros de comprimento é um maravilhoso Chevrolet Impala Sedan 1967. Recentemente, o ator que faz o irmão mais velho na trama anunciou que ficaria com o automóvel assim que as gravações da 15ª e última temporada terminassem. Sorte a dele.

Muscle Culture

Você não leu errado: o Impala dos irmãos Winchesters é um sedã. Então por que raios ele virou o tema desta reportagem?

Porque agora vamos apresentar a versão cupê daquele esportivo, um legitimo muscle car. "Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades e informações sobre a tradicional filosofia norte-americana dos anos 1960 e 1970.

    O carro de Dean Winchester

    Dean é o irmão mais velho de Sam (Jared Padalecki), os Winchester, que atravessam os Estados Unidos para investigar casos paranormais, inexplicáveis e outros tipos de lendas urbanas. Em 15 temporadas, um dos personagens que acompanham a dupla desde o início é o Chevrolet Impala Sedan 1967 de quarta geração, que pertencia ao pai deles, John Winchester (Jeffrey Dean Morgan).

    O curioso é que John deu o carro para Dean em seu aniversário de 18 anos. Só que em uma estranha reviravolta do destino, Dean é quem o convence a comprar o carro em vez de uma Kombi, quando ele viaja no tempo e volta para 1973 - é por isso que a história do carro na franquia é incrível. Segundo fontes que trabalharam na produção, o set de filmagens tinha três unidades - mas só uma em estado impecável.

    Impala De Dean E Sam Winchester
    Impala de "Supernatural" tem motor V8 big block de quase 300 cv e câmbio automático de três marchas
    Crédito: Reprodução

    O Impala Sedan preto da série Supernatural utiliza um motor V8 327 "big block" com carburador quádruplo (Quadrijet), mas levemente modificado para fazê-lo entregar cerca de 270 cv - contra os 210 cv originais. O câmbio é automático de três marchas - a alavanca para troca de posições fica posicionada sobre o volante.

    Os Impala do final dos anos 1960 (de 1965 a 1970) eram verdadeiras máquinas de comer asfalto. Não havia somente carroceria sedã, mas também cupês de duas e quatro portas, conversíveis e peruas.

    A montagem era sempre feita nos EUA, Canadá ou Austrália. Os cupês, obviamente, eram legítimos muscle cars, rivais de carros como Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodge Charger e Challenger, embora maiores.

    Impala De Dean é Impecável
    Impala de Dean Winchester é impecável - tanto que o ator decidiu ficar com ele depois do fim da série
    Crédito: Divulgação/Warner

    Só motor brabo

    Os motores podiam ser de seis cilindros em linha ou V8 (small ou big block). As caixas de câmbio podiam ser manual de três ou quatro marchas, ou automática de três velocidades - como a do carro utilizado na série.

    Resultado? Em uma década que precedia a Crise do Petróleo (que aconteceu em 1973), o Impala explodiu de sucesso (embora nunca tenha vendido mais que clássicos como Mustang e Camaro). Chegou a ser um dos conversíveis grandes mais vendidos daquele país, assim como também foi uma das peruas mais queridas pelos norte-americanos endinheirados.

    Depois do grande sucesso desta quarta geração, ele perdeu um pouco da identidade e deixou de ser um legítimo muscle car na quinta e sexta versões, que viveram entre 1971 e 1985. Nelas, passou a ser oferecido somente com carrocerias de sedã e cupê (menores, mas com maior espaço interno).

    Uma pausa em sua história aconteceu e o Impala só voltou à vida em 1994, com uma sétima geração (apenas com carroceria de sedã, forma na qual ele assumiu sua real identidade). Em 2000, veio a oitava, já sem motores V8 - e somente com um V6 de 3,4 ou 3,8 litros. A nona geração durou de 2006 a 2016 e a décima surgiu em 2014, mas foi descontinuada em fevereiro deste ano.

    O Impala chegou a ser o carro da Nascar em 2007, quando substituiu o Monte Carlo, outro modelo da Chevrolet nascido como muscle e aposentado como sedã. Em 2013, no entanto, ele perdeu o lugar para o Camaro. Uma linda história para um dos carros mais emblemáticos dos Estados Unidos e do cinema.

    Dean (Jensen Ackles) que o diga: sai queimando combustível por estradas norte-americanas e ainda pode ouvir aquele ronco incrível que sai do escapamento. Mais uma vez, sorte a dele.

    Impala Coupé 1967
    Impala cupê: a frente é igual à do sedã, mas as duas portas cravam o carro como um legítimo muscle car
    Crédito: Murilo Góes Fotografia

    Comentários