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5 carros confirmados para o Brasil no Salão

Novos modelos de Toyota, Ram, Jeep, Honda e Renault chegam ao Brasil em 2026 e prometem agitar o mercado

por André Deliberato

- Salão do Automóvel de São Paulo 2025 foi marcado por muitos lançamentos confirmados para o Brasil;
- Os SUVs dominaram, mas esportivos e picapes foram confirmados também, para surpresa de muitos;
- Confira os 5 mais importantes para o time do WM1; 
O Salão do Automóvel 2025, que acabou neste domingo (30/11), não foi apenas uma grande vitrine de experiências, test-drives e várias ativações, conforme publicamos nessa reportagem.
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O evento também serviu como palco para anúncios estratégicos de modelos que chegam ao Brasil e devem mexer com o mercado nos próximos anos. Entre SUVs, picapes e até esportivos, listamos cinco que se destacaram pela relevância comercial e pelo potencial de atrair consumidores.

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Os carros confirmados no Salão

Jeep Avenger

O Jeep Avenger, primeiro SUV subcompacto da marca (menor que o Renegade, que é um compacto), havia sido confirmado para o mercado brasileiro no meio de ano e foi pela primeira vez exposto ao público no Salão do Automóvel 2025.
Compacto e urbano, o Avenger promete boa oferta de tecnologia e design alinhado ao DNA da marca. Ele será feito na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), sobre a plataforma CMP, a mesma que já faz por lá os Citroën C3, Aircross e Basalt.
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O novo modelo de entrada da Jeep também deve apostar em recursos de segurança avançados. A ideia é atrair consumidores jovens e conectados sem abrir mão da identidade Jeep.

Toyota Yaris Cross

Apesar da chegada do Yaris Cross ao Brasil ter sido feita uma semana antes do evento, o novo SUV da Toyota será, possivelmente, um dos carros mais importantes do mercado brasileiro nos próximos anos. Ele também foi um dos grandes destaques da marca em seu estande, ao lado do GR Yaris.
O modelo, que já faz sucesso em mercados europeus e asiáticos, já está sendo fabricado no Brasil e apostará em design moderno e na versão híbrida-flex, desenvolvida especialmente para o país, para bater de frente com os modelos mais vendidos do segmento, como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Hyundai Creta.
Além da motorização eletrificada nas versões mais caras, o SUV terá pacote tecnológico robusto, com sistemas de assistência à condução e conectividade avançada.

Ram Dakota

Assim como a Toyota, a Ram oficializou alguns dias antes do Salão do Automóvel em evento dedicado o retorno da Dakota. Isso não impediu a picape de estrelar o espaço da marca no evento e ser um dos grandes modelos de destaque do Salão.
Feita sobre uma nova geração, com base na "prima" Fiat Titano, ela será posicionada na categoria das picapes médias tradicionais, hoje dominada por Toyota Hilux e que também tem modelos como Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Mitsubishi Triton e cia.
Produzida na Argentina, a Ram Dakota aposta na força de marca e em muito apelo aspiracional, com design robusto e interior sofisticado, para brilhar na categoria. Sua chegada deve ampliar ainda mais a participação da Ram no Brasil e reforçar o apelo da Stellantis no setor.

Honda Prelude

A Honda surpreendeu ao anunciar o retorno do cupê Prelude, agora em versão híbrida esportiva. Ícone dos anos 1990, o modelo ressurgiu com design arrojado e motorização eletrificada. Vai buscar em 2026 clientes que querem desempenho aliado à sustentabilidade.
O novo Prelude também deverá atuar como vitrine tecnológica da Honda, com sistemas avançados de assistência e conectividade, embora diferente do que oferece o Civic TypeR, este sim um carro de nicho focado em ultra esportividade.
A estratégia ao trazer o Prelude é reforçar a imagem da marca como inovadora e conquistar espaço entre esportivos médios, segmento que atualmente carece de opções eletrificadas no Brasil.

Renault Niagara

Uma picape para peitar a Fiat Toro? Sim, a Renault confirmou que a Niagara, exibida no evento ainda em formato de conceito, será uma das grandes apostas da empresa nos próximos anos justamente para fazer o que a Oroch, a grande criadora dessa categoria, nunca conseguiu fazer.
Embora ainda seja um protótipo, executivos sinalizaram um pacote técnico alinhado ao ecossistema da marca na região, com base no motor 1.3 turbo nacionalizado com soluções híbridas, com chance de tração 4x4 e eventual variante eletrificada.
A estratégia será colocar a Niagara acima da Oroch em preço e conteúdo, com o objetivo de fazer a nova picape ter volume superior e ainda mais valor agregado no segmento.

Cinco potências

Com esses cinco lançamentos, o Salão do Automóvel 2025 mostrou que o mercado brasileiro segue relevante para estratégias globais de diversas fabricantes.
SUVs subcompacto e compacto, picape intermediária e média e um esportivo híbrido compõem um portfólio diversificado, capaz de atender diferentes perfis de consumidores.
A expectativa é que até 2027 - quando acontece o próximo Salão -, esses cinco modelos já tenham consolidado sua fase de chegada ao mercado e ampliado a competitividade da indústria nacional.


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