Os carros rotulados como "modelos de família" costumam ser sempre sóbrios e algo racionais. Faz sentido, já que a proposta básica é quase sempre combinar bom espaço interno, amplo porta-malas e uma lista de itens de conforto e segurança honesta.
Mas e se você quiser algo mais? E se você também procura desempenho empolgante, dirigibilidade intensa e algum luxo?
Se esse for seu caso, o mercado também tem opções interessantes. São modelos para quem quer se divertir em família, ao combinar os aspectos de um carro familiar com algumas características a mais de desempenho e luxo. Nestes modelos, as chances de os pequenos perguntarem "já está chegando?" são bem menores...
Fizemos uma lista com cinco modelos bons para quem tem família grande, busca por desempenho e, é claro, também pode pagar por isso. Até porque, quanto mais potência, luxo e espaço, maior é o preço.
Vamos começar a lista com o SUV de luxo Aston Martin DBX 707. Com preço de R$ 3,6 milhões, o modelo esbanja potência com seu V8 a gasolina 4.0 turbo, que rende impressionantes 707 cv e 91,8 kgf.m de torque. A potência é entregue às rodas por um sistema de tração integral e câmbio automático de nove marchas.
O espaço para a família é amplo. São, ao todo, 3,06 m de entre-eixos e 638 litros de porta-malas para toda a sorte de quinquilharias levadas em viagens familiares.
O sedã BMW M3 Competition é daqueles carros para quem gosta de dirigir, mas não pode comprar um carro hatch porque tem uma família grande. Equipado com motor seis cilindros biturbo 3.0, o três volumes entrega potência máxima de 510 cv e 66,3 kgf.m de torque.
A tração traseira certamente será motivo de diversão. A transmissão é automática de oito marchas e a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 3,9 segundos. O modelo tem ótimos 2,85 m de entre-eixos, que proporcionam amplo espaço interno, e 480 litros no porta-malas. O preço pela combinação de potência e tamanho é de R$ 792 mil.
As station wagons estão escassas no Brasil. Atualmente, a Audi RS 6 Avant é uma das poucas à venda. O modelo de alto desempenho é vendido em versão híbrida leve por R$ 1,2 milhão. A perua tem motor 4.0 V8 turbo de 600 cv e 81,6 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é integral.
Com esse conjunto, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos. A máxima é de 250 km/h. O espaço para a família é garantido pelos 2,93 m de entre-eixos. E lá atrás a capacidade do porta-malas é de 565 litros.
Com nome e sobrenome, o Porsche Panamera Sport Turismo 4 E-Hybrid entrega um conjunto interessante de medidas e características para quem tem família grande e quer acelerar.
A começar pela mecânica híbrida plug-in, que tem motor turbo V6 2.9 a gasolina casado com uma unidade elétrica. O conjunto rende insanos 462 cv e 71,4 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é integral.
O desempenho é digno da marca estampada na carroceria: zero a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.
O interior é um latifúndio: são 2,95 m de entre-eixos. O porta-malas, nem tanto: 425 litros - bom, mas não ótimo. O híbrido plug-in é vendido por R$ 709 mil.
O Mercedes-AMG CLA 455 Coupé é pensado para ser esportivo, mas não faz feio quando o assunto é espaço interno. Tem 2,72 m de entre-eixos. Lá atrás, leva satisfatórios 460 litros de objetos no porta-malas.
O motor é um 2.0 turbo capaz de render até 421 cv e 51 kgf.m de torque. A tração é integral e a transmissão é automatizada, com dupla embreagem e oito marchas. COm esse conjunto, o bichão chega aos 100 km/h em 4 segundos e à máxima de 270 km/h. A versão AMG CLA 455 é vendida por R$ 550 mil.