Como será o Kia Sportage que chega em julho?

SUV da marca sul-coreana terá versão híbrida e visual com detalhes inspirados em modelo elétrico premiado da marca

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Como será o Kia Sportage que chega em julho?
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Kia confirmou para julho a chegada do novo Sportage. A quinta geração do SUV dará as caras por aqui com visual renovado, mais tecnológico e com objetivo de manter a marca sul-coreana no rumo da eletrificação do seu portfólio. Já se sabe que o modelo terá uma versão híbrida leve, com o motor principal a combustão sendo o conhecido turbo 1.6l T-GDI.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, o SUV será o segundo modelo da Kia com motores elétricos e a combustão no país. O primeiro foi o compacto Stonic, que também conta com o sistema de tecnologia híbrida mais "simples", quando não há recarga da baterias via cabo (plug-in).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O conjunto de força do novo Sportage será formado por dois motores: o 1.6 quatro cilindros, movido a gasolina, capaz de render 180 cv de potência e entrega 27 kgf.m de torque; e um elétrico de 12 cv, instalado como suporte ao motor dianteiro. A dupla trabalha em conjunto com um câmbio automático de dupla embreagem DCT de sete marchas.

Outra novidade é que o Sportage de quinta geração é montado sobre a plataforma N3, que é usada no Sorento. A estrutura é mais tecnológica e resistente, que traz mais alumínio na construção. O modelo também deve ter suspensão do tipo independente nas quatro rodas.

Segurança

A plataforma mais tecnológica também permite o uso do sistema de assistências de condução conhecido como ADAS, que na marca é chamado de DriveWise. A tecnologia conta com o controle de cruzeiro adaptativo, que acelera, desacelera e para o veículo, frenagem autônoma de emergência e assistente de faixa.

A evolução do sistema também permite ao Sportage reduzir a velocidade próximo de uma curva, caso a velocidade escolhida pelo motorista esteja acima do indicado para o contorno seguro do traçado. Após a sinuosidade, o modelo volta a acelerar de maneira independente. A tecnologia é chamada de Smart Cruise Control (NSCC).

Design do Kia Sportage é inspirado no EV6

O visual do modelo é o mesmo já lançado no mercado europeu, com conjunto de iluminação chamativo na dianteira e traseira inspirada no EV6 — irmão alçado ao posto de carro do ano na Europa de 2022 e premiado por seu design. Entre os destaques do visual externo, citamos o DLR com formato de bumerangue.

Kia Sportage Eu Version 2022 1280 01
O conjunto de iluminação dianteiro chama atenção por DLR em formato de bumerangue
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro, as duas telas gigantes (painel de instrumentos e central multimídia) conectadas por área envidraçada dão o tom do interior. Há bancos e volante em couro, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, start-stop, entre outras funções.

Boas dimensões e porta-malas generoso

Algumas medidas do novo Sportage podem o colocar como uma alternativa interessante do mercado dos SUVs no país. A primeira delas é o tamanho do porta-malas que, segundo a Kia, tem 591 litros de capacidade na versão que poderá desembarcar aqui. Com esse volume, o utilitário da marca sul-coreana não perde para nenhum SUV compacto ou médio de cinco lugares. O espaço interno também está entre os mais confortáveis, com 2,68 m de espaço entre os dois eixos.

 Modelo tem entre-eixos de 2,68 m e porta-malas com capacidade de 591 litros
Kia Sportage Eu Version 2022 1280 24 Horizontal
Legenda: Modelo tem entre-eixos de 2,68 m e porta-malas com capacidade de 591 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

A expectativa é que o modelo chegue em julho, durante o Brazil Classics Kia Show, em Araxá (MG), entre os dias 28 e 31 de julho. Os valores cobrados pelo SUV ainda são um mistério, mas se considerarmos o preço da versão híbrida HEV na Europa (39.800 euros), seu preço por aqui deve ficar na casa dos R$ 250 mil.

Comentários