O teste foi feito com o novo micro-ônibus conceito elétrico Transit Smart Energy Concept, de 10 lugares. Com uso da iluminação ambiente para fazer os passageiros se sentirem mais aquecidos (com luzes vermelhas) ou mais refrescantes (com luzes azuis), o veículo economiza energia na climatização e poder rodar mais quilômetros.
Ford usa realidade virtual na cabine dos carros
Pesquisas do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA mostram que o uso do ar-condicionado pode reduzir em até 50% a autonomia de um carro elétrico. Quanto maior o veículo, maior o gasto de energia para manter o conforto térmico dos passageiros.
“A exposição à cor pode mudar o nosso humor de várias maneiras. Aqui, trata-se simplesmente de usar iluminação ambiente para fazer as pessoas se sentirem mais quentes ou mais frias. Reduzir a carga do ar pode fazer uma diferença significativa na autonomia”, diz Lioba Muller, engenheira de Iluminação de Veículos da Ford Europa.
Hyundai confirma super elétrico rival do Tesla
Como foi a experiência
Nos testes, passageiros participaram da simulação de um dia de inverno a 0°C e de um dia de verão a 30°C. Eles foram solicitados a classificar o seu nível de conforto térmico - enquanto o motorista monitorava a temperatura de todos os bancos por uma tela no console.Elétricos Zoe em compartilhamento e Leaf na escola
O veículo tem controle térmico individual para cada passageiro. Em ambos os casos o uso da cor na iluminação ambiente reduziu o consumo de energia em 3,3% na refrigeração e em 2,5%, no aquecimento.
Comentários