Ford usa realidade virtual na cabine dos carros

Marca lança ferramenta que permite que esboços dos projetistas virem imagens tridimensionais em tempo real

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Ford usa realidade virtual na cabine dos carros
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford usa a tecnologia da realidade virtual para reduzir etapas e, obviamente, custos. A marca acaba de criar uma ferramenta de design que transforma os esboços do carro em imagens 3D automaticamente.

Com o novo programa, o que o projetista desenha em um programa específico de design em um computador vira, em tempo real, uma projeção tridimensional em uma tela maior. O sistema permite que o projetista observe o resultado em 360 graus, do ponto de vista do motorista, dos passageiros ou de qualquer ângulo dentro do carro.

A ferramenta promete otimizar o trabalho dos designers. No modo "normal", os projetistas criam primeiro os esboços do carro em papel. Depois é que são transformados em 3D por programas de computador (CAD).

Mínimos detalhes

A Ford usa realidade virtual e a plataforma 360 graus promete agilizar diversos processos. Desde aprimorar a altura e largura dos bancos e a visibilidade dos passageiros traseiros, até a experimentação de novas cores, materiais e formas nos revestimentos da cabine.

“O desenho em 360° permite ver todos os elementos do carro ao mesmo tempo, como painel, portas, bancos e console, e entender melhor como eles interagem”, diz Nicolas Fourny, designer de interiores da Ford Europa.

O programa foi desenvolvido no Centro de Design da Ford em Colônia, na Alemanha, e já começou a ser usado no processo de criação de novos veículos. Agora, a equipe desenvolve recursos de animação para dar vida aos esboços. Inclusive, iluminação do painel e da tela multimídia e movimentação de objetos.

Veja o vídeo sobre o Esboço 3D

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors