Elétricos Zoe em compartilhamento e Leaf na escola

Renault coloca elétrico para sistema de car sharing em Fortaleza e Nissan doa hatch para escola estadual do Rio

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Elétricos Zoe em compartilhamento e Leaf na escola
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Emplacar os veículos elétricos no Brasil é extremamente difícil. Seja pelo preço dos modelos, pela falta de estrutura, pelo desconhecimento com relação ao funcionamento desse tipo de veículo ou simplesmente pelo tamanho do território nacional.

Sendo assim, para divulgar os veículos elétricos e, aos poucos, mudar suas imagens, as montadoras apostam em estratégias diferentes. A Renault, por exemplo, fará parte do Veículos Alternativos para Mobilidade (Vamo), em Fortaleza. A marca colocará 10 Zoe no programa de car sharing implementado pela prefeitura da capital cearense, em 2016.

Cadastro

Para retirar o carro das estações é preciso que o motorista tenha um cadastro no Vamo. Esse registro deve ser feito pelo site do programa (vamofortaleza.com.br), preenchendo informações como nome, telefone, CPF, endereço e o número da carteira de motorista de habilitação B ou superior.

As informações serão verificadas pela Serttel, que entrará em contato com o cadastrado para agendar hora, data e a estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade. O participante também terá de realizar test drive acompanhado de um técnico.

Nissan Leaf usados como taxi no rio de janeiro
icon photo
Legenda: Primeira geração esteve no Brasil em projeto piloto para taxistas do Rio (foto) e de São Paulo

Capacitação

Já a Nissan, resolveu doar duas unidades do Leaf à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec-RJ). Os veículos, da primeira geração, serão utilizados em treinamentos técnicos.

Desta forma, os elétricos da marca japonesa servirão para a qualificação de instrutores especializados e desenvolvimento de cursos voltados para a formação de profissionais. A ideia é que eles sejam capacitados para lidar com possíveis situações de emergência envolvendo automóveis elétricos.

Veja como anda o Leaf na pista

 

Comentários