Emplacar os veículos elétricos no Brasil é extremamente difícil. Seja pelo preço dos modelos, pela falta de estrutura, pelo desconhecimento com relação ao funcionamento desse tipo de veículo ou simplesmente pelo tamanho do território nacional.
Sendo assim, para divulgar os veículos elétricos e, aos poucos, mudar suas imagens, as montadoras apostam em estratégias diferentes. A Renault, por exemplo, fará parte do Veículos Alternativos para Mobilidade (Vamo), em Fortaleza. A marca colocará 10 Zoe no programa de car sharing implementado pela prefeitura da capital cearense, em 2016.
Para retirar o carro das estações é preciso que o motorista tenha um cadastro no Vamo. Esse registro deve ser feito pelo site do programa (vamofortaleza.com.br), preenchendo informações como nome, telefone, CPF, endereço e o número da carteira de motorista de habilitação B ou superior.
As informações serão verificadas pela Serttel, que entrará em contato com o cadastrado para agendar hora, data e a estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade. O participante também terá de realizar test drive acompanhado de um técnico.
Já a Nissan, resolveu doar duas unidades do Leaf à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec-RJ). Os veículos, da primeira geração, serão utilizados em treinamentos técnicos.
Desta forma, os elétricos da marca japonesa servirão para a qualificação de instrutores especializados e desenvolvimento de cursos voltados para a formação de profissionais. A ideia é que eles sejam capacitados para lidar com possíveis situações de emergência envolvendo automóveis elétricos.