Em época de pandemia mundial, algumas marcas de carros, motos e comerciais leves decidiram adiar ou antecipar planos de manutenção, oferecer certos tipos de gratuidades e até disponibilizar serviços delivery de maneira gratuita para beneficiar sua clientela.
A Webmotors também adotou medidas para facilitar a vida de quem quer comprar seu carro. A maior plataforma de venda de veículos do Brasil lançou recentemente um programa de compra e venda online chamado Car Delivery.
A Anfavea, associação que reúne a cúpula das fabricantes de automóveis no Brasil, também se manifestou a respeito. A entidade sugeriu ao governo manter as oficinas das concessionárias abertas para atendimento de veículos essenciais no combate à epidemia.
Mas o que especificamente as marcas fizeram? Relacionamos uma lista com ações dos fabricantes que ajudam na necessidade de respeitarmos a quarentena e as orientações da OMS.
Veja nosso vídeo de como higienizar o carro
FCA (Fiat, Chrysler, Jeep e Dodge)
A rede FCA, capitaneada pela Fiat no Brasil, criou até um "plantão" oficial em seu site para destacar as medidas tomadas para enfrentar a crise. A marca afirma no começo do comunicado que todo e qualquer veículo do grupo FCA terá ampliada sua garantia, assim como seus prazos e quilometragens previstos no plano de revisões.Além disso, a empresa disponibilizou um programa de suporte aos esforços federais e estaduais na luta contra a Covid-19, incluindo um hospital de campanha (em Betim-MG), produção de ventiladores pulmonares, produção e doação de equipamentos médicos, empréstimo de 125 automóveis para transporte de médicos, pacientes e equipamentos e até doação de ambulâncias.
Chevrolet
A marca dona do carro mais vendido do país criou até uma página chamada "Fique em casa". Neste link, a empresa destaca que todos os caminhos para chegar até ela podem ser feitos de modo remoto e online.Outra coisa: segundo a GM, veículos com garantias com vencimento entre 1° de março e 30 de junho de 2020 terão extensão do prazo por três meses - e ressalta que vai continuar avaliando a situação da pandemia para, se for o caso, poder adotar novas medidas.
A marca também fez extensões de quilometragem por até três mil quilômetros. E recomenda que os carros sejam ligados por pelo menos 10 minutos uma vez por semana para melhor seu funcionamento.
Ford
Diretamente aos clientes, a marca avisou que vai oferecer adiamento de parcelas de financiamentos - para quem fez o plano de pagamentos pela Ford Credit, há possibilidade de postergação de até três parcelas para o final do contrato.A montadora também fez algumas alterações nos serviços de manutenção. Entre elas, mudanças nos prazos de revisões, adequação das oficinas, assistência 24 horas e prioridades para alguma categorias profissionais.
Hyundai
A Hyundai faz até um cadastro em seu site antes de repassar as informações sobre a pandemia. Uma vez dentro do acesso feito pela página, é possível ver dicas de como higienizar o carro.A empresa também disponibilizou sistemas de transporte solidário a pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde em algumas cidades. E também estendeu a garantia e concedeu os mesmos descontos em ofertas de clientes para pessoas que não tenham modelos da marca.
No caso das revisões, os veículos com manutenção agendada a partir de 10 de abril, estarão assegurados até 30 de abril. A tolerância de quilometragem também será ampliada em 2 mil km.
Kia
A marca coreana dobrou os limites de quilometragem para revisões de seus automóveis de passeio: de 1.500 km para até 3.000 km. E triplicou para o comercial leve Bongo K2500, de 500 km para até 1.500 km.Já a regra de tempo corrido, atualmente de 12 meses a partir da compra ou última revisão, terá acréscimo de três meses para toda a linha.
Renault
A Renault destaca na página principal de seu site que seus produtos podem ser comprados online, sem a necessidade de sair de casa. Para quem já for cliente, todas as revisões que venceriam a partir de 10 de março poderão ser realizadas até 30 de abril - e, se necessário, essa data ainda pode ser prorrogada.PSA Peugeot Citroën
Assim como algumas marcas citadas, a dupla francesa destaca na capa de seus sites que seus carros podem ser comprados online. Além disso, desde o último dia 17 de março, a tolerância do plano de manutenção pode ser adiada em até 3 mil km ou 3 meses, sem perder a garantia.Fora isso, o atendimento nas concessionárias que ainda estiverem abertas é feito de forma individual e separados a cada 30 minutos.
Toyota e Lexus
As marcas estenderam a garantia e o vencimento das revisões dos seus automóveis. Modelos com vencimento em março e abril de 2020 terão até três meses a mais no prazo para revisões obrigatórias ou garantia contratual.
Nissan
A Nissan é a única entre as principais marcas japonesas que criou uma divisão em seu site oficial para falar diretamente sobre o novo coronavírus. Existe até uma lista de perguntas e respostas a respeito do tema.Entre os destaques, a marca explica que todo atendimento está sendo feito online e que quase todas as concessionárias estão fechadas. Mas é possível fechar a compra de um carro de forma digital.
Além disso, a marca flexibilizou o serviço de manutenção dos veículos: a nova tolerância para execução passa a ser de 3.000 km tendo como base a marca de 10.000 km, ou três meses levando em conta o prazo oficial de 12 meses - ou o que ocorrer primeiro.
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