Pelo relatório final do Projeto de Bem Público Regional (BPR), a adoção da rotulagem do Latin NCAP - que avalia a segurança dos carros vendidos na AL - e das normas de segurança veicular da ONU seriam o suficiente para salvar 60 mil vidas/ano. Isso só em seis países signatários do BPR: Argentina, Brasil, México, Colômbia, Equador e Uruguai.
A pesquisa analisa como a incorporação de tecnologias de segurança impacta a saúde pública e a economia das nações. Entre os dispositivos veiculares apontados, ABS, controles de estabilidade e tração, airbags frontais, laterais e de cabeça, cintos de segurança, barras nas portas, encostos de cabeças e design para proteção de pedestres.
Dupla salvadora
Só o ESP - em conjunto com o ABS - poderia reduzir até 37 mil mortes no trânsito por ano. Já o aumento da disponibilidade de airbags frontais permitiria uma redução de 2.700 a 5.100 mortes anuais. As bolsas laterais e de cabeça poupariam mais 4 mil vidas.No Brasil, ABS e airbags frontais são obrigatórios desde 2013. Neste ano, passou a vigorar a obrigatoriedade de controles de estabilidade e tração para todos os projetos novos - os modelos lançados antes terão até 2022 para se adequarem. Em muitos mercados da AL e Caribe, contudo, muitos modelos sequer recebem tais itens.
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