O canal de notícias da Webmotors

Esportivo x Esportivado: o que credenciam os dois?

Confira quais são as diferenças entre modelos esportivos de fato e versões apenas com apelo esportivo

por Renan Rodrigues

Recentemente tivemos dois lançamentos que evocam o espírito do motorista que adora esportividade. O primeiro deles foi o Renault Sandero R.S. na linha 2020 e nessa semana foi a vez do Fiat Cronos ganhar a versão HGT. Apesar de buscarem públicos semelhantes, os modelos têm diferenças abissais em suas propostas e confecções. Um é esportivo de verdade, enquanto o outro é o que chamamos de esportivado.
Você sabe a diferença? Não? Tudo bem, sem grandes preocupações. A equipe do WM1 separou exemplos e principais diferenças entre essas duas classificações.

Esportivo

Um veículo esportivo necessariamente passa por mudanças mecânicas. No caso do Sandero R.S., a Renault teve o apoio da Renault Sports - divisão esportiva da marca responsável, por exemplo, pela equipe da Fórmula 1 - para criar um novo veículo. Apesar da plataforma e da casca ser de um Sandero convencional, o modelo em nada se assemelha a sua origem.
O primeiro passo foi trocar o motor 1.6 SCe pelo 2.0 do Duster. Esse propulsor rende 150 cv no hatch compacto. Mas não fica só nisso. O modelo também recebeu ajustes próprios de suspensão com acertos pensados no desempenho: molas, amortecedores e barras estabilizadoras recebem calibragens específicas na versão. Ao mesmo tempo, o escalonamento do câmbio manual seis marchas tem relações encurtadas e os freios são enormes para compensar a potência maior do que em um Sandero "civil".
Outros exemplos de esportivos são os Volkswagen Golf GTI e Jetta GLI.

OFERTAS WEBMOTORS

Confira as melhores ofertas de Renault Sandero R.S. usado e seminovo na Webmotors
Confira as melhores ofertas de Renault Sandero R.S. 0km na Webmotors

Esportivados


Aqui não faltam exemplos, mas vamos primeiro à definição do que é um esportivado. Geralmente, o modelo apela para o que seria um visual esportivo daquele veículo. Contemplado por adesivos ou até mesmo mudanças mais profundas no visual, como troca da grade e instalação de spoiler ou saias laterais.

OFERTAS WEBMOTORS

Confira as melhores ofertas de Fiat Cronos usado e seminovo na Webmotors
Confira as melhores ofertas de Fiat Cronos HGT 0km na Webmotors
Além dos Fiat HGT atuais, há outros exemplos, como Uno Sporting, para ficar dentro da Fiat. Só não pense que isso é exclusividade da italiana. Na Hyundai há o HB20 R Spec, enquanto na Volkswagen existia, por exemplo, o Up! Speed. A Ford apresentou o Fiesta Sport e até mesmo a Renault, tendo um legítimo esportivo, criou o Sandero GT Line, que se inspirava no R.S, mas buscava um público que deseja apenas o visual de um esportivo, sem se importar tanto com desempenho.

VEJA MAIS

Já aceleramos o VW Jetta GLI, o Golf GTI dos sedãs

Renault Sandero R.S. entrega muito mais

Aceleramos o 'esportivado' Fiat Cronos HGT


Isso quer dizer que o modelo só é esportivo se tiver um novo desempenho? Um motor melhorado? Não. O Palio Sporting, por exemplo, ostentava rodas de 16 polegadas com pneus de perfil mais baixo, suspensão levemente rebaixada e novo escalonamento da transmissão. Todas essas mudanças conferem características esportivas à dinâmica do veículo e podem, sim, classificar um modelo como esportivo. Outro exemplo é o March Nismo, que tem ajustes próprios, mas motor de apenas 111 cv.

Comentários

Carregar mais