Esportivo x Esportivado: o que credenciam os dois?

Confira quais são as diferenças entre modelos esportivos de fato e versões apenas com apelo esportivo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Esportivo x Esportivado: o que credenciam os dois?
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Recentemente tivemos dois lançamentos que evocam o espírito do motorista que adora esportividade. O primeiro deles foi o Renault Sandero R.S. na linha 2020 e nessa semana foi a vez do Fiat Cronos ganhar a versão HGT. Apesar de buscarem públicos semelhantes, os modelos têm diferenças abissais em suas propostas e confecções. Um é esportivo de verdade, enquanto o outro é o que chamamos de esportivado.

Você sabe a diferença? Não? Tudo bem, sem grandes preocupações. A equipe do WM1 separou exemplos e principais diferenças entre essas duas classificações.

 Renault Sandero RS
2093 Sandero Rs 29
Legenda: Renault Sandero RS
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Esportivo

Um veículo esportivo necessariamente passa por mudanças mecânicas. No caso do Sandero R.S., a Renault teve o apoio da Renault Sports - divisão esportiva da marca responsável, por exemplo, pela equipe da Fórmula 1 - para criar um novo veículo. Apesar da plataforma e da casca ser de um Sandero convencional, o modelo em nada se assemelha a sua origem.

O primeiro passo foi trocar o motor 1.6 SCe pelo 2.0 do Duster. Esse propulsor rende 150 cv no hatch compacto. Mas não fica só nisso. O modelo também recebeu ajustes próprios de suspensão com acertos pensados no desempenho: molas, amortecedores e barras estabilizadoras recebem calibragens específicas na versão. Ao mesmo tempo, o escalonamento do câmbio manual seis marchas tem relações encurtadas e os freios são enormes para compensar a potência maior do que em um Sandero "civil".

Outros exemplos de esportivos são os Volkswagen Golf GTI e Jetta GLI.

OFERTAS WEBMOTORS

Esportivados

 Hyundai HB20 R Spec
Hb20 R Spec My19 4
Legenda: Hyundai HB20 R Spec
toggle button

Aqui não faltam exemplos, mas vamos primeiro à definição do que é um esportivado. Geralmente, o modelo apela para o que seria um visual esportivo daquele veículo. Contemplado por adesivos ou até mesmo mudanças mais profundas no visual, como troca da grade e instalação de spoiler ou saias laterais.

OFERTAS WEBMOTORS

Além dos Fiat HGT atuais, há outros exemplos, como Uno Sporting, para ficar dentro da Fiat. Só não pense que isso é exclusividade da italiana. Na Hyundai há o HB20 R Spec, enquanto na Volkswagen existia, por exemplo, o Up! Speed. A Ford apresentou o Fiesta Sport e até mesmo a Renault, tendo um legítimo esportivo, criou o Sandero GT Line, que se inspirava no R.S, mas buscava um público que deseja apenas o visual de um esportivo, sem se importar tanto com desempenho.

VEJA MAIS

 Fiat Palio Sporting
Fiat Palio Sporting 2016 12
Legenda: Fiat Palio Sporting
Crédito: Divulgação
toggle button

Isso quer dizer que o modelo só é esportivo se tiver um novo desempenho? Um motor melhorado? Não. O Palio Sporting, por exemplo, ostentava rodas de 16 polegadas com pneus de perfil mais baixo, suspensão levemente rebaixada e novo escalonamento da transmissão. Todas essas mudanças conferem características esportivas à dinâmica do veículo e podem, sim, classificar um modelo como esportivo. Outro exemplo é o March Nismo, que tem ajustes próprios, mas motor de apenas 111 cv.

Comentários