Eis os 4 pesadelos de Civic Type R e GR Corolla

Renault, Ford, Hyundai e Volkswagen têm modelos insanos o suficiente para brigar com os “hypados” japoneses

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Redação WM1
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Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla trouxeram mais do que esportividade e diversão para o asfalto brasileiro - que, convenhamos, andava mais sem graça que bolacha (biscoito, para alguns) de água e sal murcha. Estes dois modelos extremamente cultuados deram aos viciados em carros a esperança de que modelos de alta performance de outras marcas possam ser oferecidos por aqui da mesma maneira. Ou seja, em pequenos lotes e com preços que refletem muita exclusividade.

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    Por isso, separamos quatro modelos que poderiam muito bem vir para o Brasil e esquentar essa briga que, hoje, se restringe apenas aos “hypados” Type R e GR Corolla. Veja bem, não estamos reclamando: queremos muito mais! Afinal, quem não chora, não mama...

    Os rivais de Civic Type R e GR Corolla

    Renault Mégane RS

    Sim, o Mégane RS esteve muito perto de ser vendido no Brasil. Em 2013, a Renault trouxe duas unidades – uma com câmbio manual e outra com caixa automática – para fazer alguns estudos com a clara intenção de fazer algo que hoje, exatamente dez anos depois, Honda e Toyota estão fazendo com Type R e GR Corolla, respectivamente.

    O Renault Megane RS Ultime terá menos de 2 mil unidades à venda
    Crédito: Divulgação
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    A realidade é que a unidade manual ficou por aqui e, segundo informações extraoficiais, ainda permanece entre nós sob a tutela da marca francesa, que preferiu desenvolver um Sandero RSdivertidíssimo também, não podemos negar –, mas que não tinha o refinamento do Mégane RS.

    Infelizmente o Mégane RS está em seus últimos dias de vida. No início do ano, a fabricante francesa apresentou em Tóquio, no Japão, a série Ultime, que marca exatamente a despedida do esportivo, que terá apenas 1.976 unidades produzidas – o número "quebrado" alude ao ano de criação da Renault Sport, responsável pelo desenvolvimento do “petit monstre”.

    O modelo tem motor 1.8 turbo que gera 300 cv de potência máxima e 42,8 kgf.m de torque
    Crédito: Divulgação
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    Além de toda uma atmosfera realmente focada da esportividade, representada inclusive pelos lindos bancos Recaro, o Mégane RS Ultime é equipado com um motor 1.8 turbo de quatro cilindros e injeção direta de combustível (a gasolina, apenas), que desenvolve 300 cv de potência e 42,8 kgf.m de torque. Em alguns mercados, ele é oferecido com transmissão manual de seis marchas, mas em outros – como na Europa –, o câmbio é automatizado com dupla embreagem e seis velocidades. Segundo a Renault, o zero a 100 km/h acontece em apenas 5,7 segundos.

    Ainda com relação ao conjunto mecânico refinado, o hatch tem freios Brembo com pinças vermelhas, diferencial mecânico da Torsen e rodas traseiras também esterçantes. As quatro rodas, aliás, têm aros de 19 polegadas e calçam pneus especiais Bridgestone Potenza semi-slick. Esteticamente, destaque para os para-lamas alargados.

    Ah! E só a título de curiosidade, lá na França o Renault Mégane RS Ultime custa 53.450 euros (aproximadamente R$ 290 mil, em conversão direta).

    Ford Focus ST

    Agora que a Ford fechou suas fábricas no Brasil e vive no mercado brasileiro de veículos importados, principalmente de picapes, é verdade (Maverick, Nova Ranger e F-150 não nos deixam mentir), bem que a marca norte-americana poderia surpreender a todos e anunciar um lote exclusivíssimo de Focus ST.

    O Ford Focus ST é vendido na Europa e esbanja esportividade acima da média
    Crédito: Divulgação
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    Dizer que algo vai fazer sucesso no Brasil pode ser um grande tiro no pé, já que as regras do jogo mudam da noite para o dia, em um estalar de dedos. Mas o Focus sempre deixou uma excelente imagem junto à maioria dos brasileiros, e sempre teve a fama de ser um carro muito agradável ao volante – sendo, em alguns períodos da sua trajetória no Brasil, concorrente direto do Volkswagen Golf.

    O ST é comercializado na Europa com preço inicial de 36.950 libras (cerca de R$ 235 mil), e tem motor 2.3 turbo (Ecoboost) de quatro cilindros a gasolina, que entrega 280 cv de potência máxima e torque de 42,8 kgf.m - mesma força do Mégane RS Ultime. O “little rocket” é oferecido com transmissão manual de seis marchas ou automática de sete velocidades. E, segundo a Ford, a aceleração de zero a 100 km/é feita em 5,7 segundos.

    O modelo tem motor 2.3 turbo, que gera 280 cv de potência máxima e 42,8 kgf.m de torque
    Crédito: Divulgação
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    Além de ser equipado com modos de condução que mexem na configuração do carro, e recurso eletrônico de largada Launch Control, o Focus ST pode ser incrementado com um pacote ST Track, que agrega, por exemplo, freios Brembo com pinças vermelhas, suspensão coilover KW com molas Ford Performance Blue, pneus Pirelli P-Zero Corsa, rodas de liga leve de 19 polegadas e spoiler traseiro na cor preta.

    E, assim como o Type R é vendido no Brasil em um chamativo Racing Blue Pearl, o Focus ST poderia chegar no seu característico Mean Green (unidade das fotos).

    Hyundai i30 N

    O Hyundai i30 é outro modelo que poderia muito bem ter sucesso no Brasil trazendo sua configuração mais “absurda”, preparada pela Divisão N. Isso pelo simples motivo de, no passado recente, o modelo (juntamente com o Tucson) ter sido o responsável por botar a marca de origem sul-coreana em um outro patamar de vendas no Brasil.

    O Hyundai I30N tem duas configurações - uma com 250 cv de potência máxima e outra com 280 cv
    Crédito: Divulgação
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    Quem teve um i30, especialmente o da primeira geração vendida por aqui, tem boas lembranças de um carro muito prazeroso de dirigir.

    Exatamente por esse sucesso, o i30 N sempre é um carro comentado para desfilar oficialmente no mercado nacional. Seria, aliás, uma excelente maneira de enterrar definitivamente a história do Veloster, um carro que chegou a ser alvo de bullying por entregar um visual bem esportivo, mas com um comportamento extremamente normal.

    O I30N tem motor 2.0 turbo e duas opções de transmissão: manual de seis marchas ou automatizada de oito
    Crédito: Divulgação
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    O i30 N é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina. Em sua versão “normal” – se é que um "N" de corpo, alma e coração pode ser chamado de “normal” –, este propulsor desenvolve 250 cv de potência e 35,9 mkg.f de torque, sempre com câmbio manual de seis velocidades.

    No entanto, a Hyundai preparou uma configuração ainda mais insana, com 280 cv de potência e 39,9 kgf.m de torque. Com estes números, além da transmissão manual, o i30 N tem a opção de uma caixa automatizada de dupla embreagem e oito marchas. E é exatamente com essa caixa automatizada que o "capetinha" chega ao 100 km/h partindo do zero em 5,9 segundos. A velocidade máxima é de excelentes 250 km/h (limitada eletronicamente).

    E, a título de curiosidade, o i30 N custa 35.110 libras (aproximadamente R$ 220 mil).

    Volkswagen Golf R

    Fechamos essa lista, que mais poderia ser uma cartinha para o Papai Noel, com aquele que talvez seja o mais desejado deste quarteto. Sim, estamos falando do Volkswagen Golf R, a versão mais insana do hatch que deixou uma legião de órfãos desde que a configuração GTI – talvez a mais icônica para nós, brasileiros – deixou de ser comercializada, há alguns anos.

    O Volkswagen Golf R Performance tem motor 2.0 turbo de 333 cv de potência máxima
    Crédito: Divulgação
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    Atualmente o Golf R é oferecido em duas configurações: R e R Performance. Como o nosso desejo é ter o que de mais interessante esses hot hatches têm a oferecer, vamos falar apenas da Performance, que parte de 57.985 euros (cerca de R$ 315 mil).

    O VW Golf R Performance só tem transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e sete velocidades
    Crédito: Divulgação
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    Essa configuração é equipada com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de combustível (gasolina, somente), que entrega 333 cv de potência máxima com um torque de 42,8 kgf.m. A transmissão é sempre automatizada DSG de sete marchas.

    E, por conta de ter tração integral (4Motion), a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 4,6 segundos. A velocidade máxima é limitada a 270 km/h.

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