Fiat faz 45 anos como líder e projeta lançamentos

Marca italiana, que chegou ao Brasil em 1976, fechou semestre como campeã de vendas e prepara chegada de elétrico e SUV

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiat faz 45 anos como líder e projeta lançamentos
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Neste mês, a Fiat comemora 45 anos do início de suas atividades no Brasil. Foi no dia 9 de julho de 1976 que a marca italiana inaugurou a fábrica de Betim, na região metropolitana da capital mineira, Belo Horizonte. O primeiro carro a sair da linha de montagem foi o 147, hatch baseado no compacto italiano 127.

Responsável pelo início da trajetória da Fiat no país, o 147 foi também o primeiro carro nacional com motor em posição transversal, que confere ao projeto maior espaço na cabine. Três anos mais tarde, em 1979, o pequeno Fiat teria a primazia de lançar o primeiro motor movido a álcool no mundo.

Em clima da festa pelo seu 45º aniversário no Brasil, a Fiat celebra também a liderança, ainda que parcial, do mercado nacional em 2021. A marca fechou o primeiro semestre em primeiro lugar nas vendas de automóveis e comerciais leves, com 26,21% de participação entre todos os fabricantes (crescimento de 7,8% em comparação com os primeiros seis meses de 2020) – o seu melhor resultado desde novembro de 2007.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Strada dispara na liderança

Um dos responsáveis pela primeira colocação da Fiat nas vendas, a Strada terminou o primeiro semestre como o modelo mais vendidos entre automóveis e comerciais leves. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nos balanço do semestre, a picapinha registrou 61.064 emplacamentos no período.

Nova Fiat Strada cabine dupla representa a maior parte das vendas da picape
Nova Fiat Strada cabine dupla representa a maior parte das vendas da picape
Crédito: Divulgação
toggle button

Herlander Zola, diretor do Brand Fiat, explica que o bom desempenho da nova Strada também pode ser atribuído à versatilidade das versões de cabine dupla de quatro portas, capazes de atender diferentes públicos. O executivo diz que muitos clientes novos da picape eram donos de carros de passeio.

Os hatches Argo (42.926 unidades vendidas) e Mobi (39.356 emplacamentos), além da picape Toro (34.089 unidades) também contribuíram para a marca dominar o ranking de vendas no primeiro semestre.

Fiat 500 elétrico e novo SUV no Brasil

A marca, que já havia confirmado o lançamento do SUV compacto Pulse para o segundo semestre (provavelmente em setembro), revelou a chegada do seu primeiro modelo elétrico ao mercado brasileiro. O novo 500 virá importado da Europa ainda este ano.

O 500 movido a eletricidade é equipado com um motor de 118 cv de potência e baterias com 320 quilômetros de autonomia. Nessa configuração, o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge velocidade máxima de 150 km/h.

Novo SUV da Fiat terá visual inspirado no conceito Fastback
Novo SUV da Fiat terá visual inspirado no conceito Fastback
Crédito: Divulgação
toggle button

Outra novidade confirmada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul, durante coletiva de imprensa que abordou os 45 anos da Fiat, é um SUV cupê, que será lançado em 2022. Assim como o Pulse, o modelo será baseado na plataforma do Argo, porém, com estilo mais ousado e porte ligeiramente maior. O modelo também será equipado com algum dos novos motores Firefly turbo que a Stellantis produz em Betim (MG).

Comentários