Ford do Brasil aposta em nova Transit semiautônoma

Marca volta a apostar na van, que agora vem importada do Uruguai com muita tecnologia embarcada para encarar a Sprinter

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford do Brasil aposta em nova Transit semiautônoma
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A próxima aposta da Ford - que desde o começo deste ano deixou de ser fabricante e passou a ser importadora em nosso país - é a nova Transit. Sete anos depois de deixar o mercado, a van volta com versões para 14, 15, 17 e 18 passageiros - e uma configuração vidrada para outros tipos de montagens, destinada a operações comerciais - e muita tecnologia embarcada.

Não há preço definido, pois os valores costumam variar devido ao número de unidades que cada comprador adquire, mas espere por algo parecido ao que é cobrado pela Mercedes-Benz Sprinter, que atualmente pede entre R$ 250 mil e R$ 300 mil de acordo com cada versão de passageiros. Uma Transit furgão, para cargas e mais barata, está nos planos da marca, mas só chega em 2022.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é a Nova Transit

Antes importada da Turquia, agora a quarta geração da Transit será trazida do Uruguai, produzida por meio de uma parceria com a empresa Nordex. Equipada com o motor 2.0 turbodiesel da família EcoBlue, muito premiado na Europa, a van oferece 170 cv e 41,3 kgf.m de torque, que são comandados por uma caixa de câmbio manual de seis marchas e movidos por um sistema de tração traseira.

Ford Transit 2020 (3)
Em breve a Ford também vai importar uma versão furgão, mais barata, da van
toggle button

São dados superiores aos da Sprinter 2.2 Van 2022, que tem 163 cv e 36,4 kgf.m de torque - a Ford enxerga o modelo da Mercedes como seu maior rival no mercado brasileiro. "Queremos que a Transit seja a melhor escolha para um novo cliente comercial", afirma Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Para fazer vale a oferta, a marca a equipou bastante, com itens vindos do segmento de carros de luxo. Com isso, a Transit, a partir de agora, consegue, por exemplo, rodar sozinha em modo semiautônomo, como faz o Mustang - ela vem de série com piloto automático adaptativo (ACC); sistema de permanência em faixa com aviso e corretor; e sistema de frenagem autônoma de emergência.

Na visão da Ford, o número de acidentes e batidas pode diminuir consideravelmente com esse tipo de conteúdo embarcado, o que será um facilitador para esse tipo de cliente, que precisa do carro de forma constante no dia a dia e perde dinheiro toda vez que a van vai para a manutenção.

Ford Transit 2020
Ford Transit será feita no Uruguai e importada para o Brasil sem taxas de importação por acordo do Mercosul
Crédito: Divulgação
toggle button

Completinha

A versão van da qual falamos, que começa a ser entregue até o final de outubro, também virá de série com uma porção de recursos de conforto e conveniência, como assistente de partida em rampa; sistema start-stop com possibilidade de desativação; ar-condicionado; direção elétrica; pneus de baixa resistência; seletor de modos de condução e até monitoramento do nível da bateria.

No quesito conectividade, recebe o sistema Sync em uma nova versão, chamada "Move", com tela tátil colorida de oito polegadas - capaz de fazer conexão com celular via Apple CarPlay e Android Auto - que vem com botão "0800" para assistência 24h, seis entradas USB (duas na frente e quatro atrás) e comando de voz.

A Transit, a partir de agora, também é compatível com o sistema FordPass, app da Ford capaz de fazer agendamento online de serviços e oferecer status e alertas do veículo, além de sua localização e uma série de outras funções, por meio do celular de quem se conectar ao carro.

Ford Transit 2020 (1)
Van chega primeiro em versão minibus e, em 2022, começa a ser importada na configuração furgão
Crédito: Divulgação
toggle button

Já na parte de segurança, vem com cinto de três pontos para todos os ocupantes e uma série de controles eletrônicos: de tração e estabilidade; de torque em curvas; anticapotamento; e de carga adaptativo. Por fim, segundo a Ford, ela vem até com sistema de estabilização para ventos laterais.

A van também tem alguns diferenciais como acionamento elétrico do estribo lateral da porta direita - o degrau para os passageiros -; display colorido no quadro de instrumentos; volante multifuncional; compartimento "secreto" abaixo do banco do passageiro dianteiro; mesa multifuncional; espaço para bagagem no console de teto e volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

Mod Center certificado

Por ora, são duas cores (branco e prata) e um ano de garantia - ou 100 mil quilômetros. Na oferta de chegada, a Ford oferece revisões a preços fixos - que podem ser diluídas no financiamento - e um programa chamado Mod Center, que é um centro de modificação e preparação autorizado pela empresa para preparar a Transit para se tornar uma ambulância ou um tipo de food truck.

Interessado? A Ford recomenda procurar diretamente as concessionárias, já que cada uma delas fará seu próprio esquema de pré-vendas. Hoje, a empresa tem 110 pontos espalhados em todo o Brasil.

Ford Transit 2020 (6)
Nova geração da Transit, a quarta em sua história, quer roubar os clientes da Mercedes-Benz Sprinter no país
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários