O canal de notícias da Webmotors

Ford e VW se juntam para fazer Ranger e Amarok

Acordo ainda vai construir veículos comerciais em conjunto. Elétricos e autônomos também estão na mira

por Redação WM1

Volkswagen e Ford oficializaram aquilo que já vinha sendo especulado durante meses. As fabricantes assinaram um acordo e vão trabalhar em conjunto no desenvolvimentos de vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. O CEO da Ford, Jim Hackett (esquerda), e o CEO da VW, Herbert Diess (direita) posaram para fotos durante a cerimônia de anúncio no Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
O objetivo é juntar forças para gerar escala, reduzir o custos e aumentar a eficiência dos negócios a partir de 2023. O primeiro produto surge daqui a três anos e será a nova geração da Ford Ranger, que também dará vida a uma nova VW Amarok. As picapes médias vão dividir plataformas e componentes, e serão produzidas na Argentina – País que exporta esse veículos ao mercado brasileiro.

O segundo projeto envolve veículos comerciais. A Ford novamente vai liderar o projeto e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus. Daí vai surgir a nova Transit. A marca alemã ficará responsável pela criação de uma van urbana. O volume total de veículos comerciais leves das empresas em 2018 somou cerca de 1,2 milhão de unidades globalmente. Ambas as empresas também afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Os seus times continuarão a trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses.
As fabricantes ainda assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. A Ford está de olho na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, na qual sairá a primeira família de automóveis movidos por bateria da VW.

Comentários

Carregar mais