Ford e VW se juntam para fazer Ranger e Amarok

Acordo ainda vai construir veículos comerciais em conjunto. Elétricos e autônomos também estão na mira

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford e VW se juntam para fazer Ranger e Amarok
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Volkswagen e Ford oficializaram aquilo que já vinha sendo especulado durante meses. As fabricantes assinaram um acordo e vão trabalhar em conjunto no desenvolvimentos de vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. O CEO da Ford, Jim Hackett (esquerda), e o CEO da VW, Herbert Diess (direita) posaram para fotos durante a cerimônia de anúncio no Salão de Detroit, nos Estados Unidos.

O objetivo é juntar forças para gerar escala, reduzir o custos e aumentar a eficiência dos negócios a partir de 2023. O primeiro produto surge daqui a três anos e será a nova geração da Ford Ranger, que também dará vida a uma nova VW Amarok. As picapes médias vão dividir plataformas e componentes, e serão produzidas na Argentina – País que exporta esse veículos ao mercado brasileiro.

 Volkswagen Amarok Double Cab Aventura 11
Volkswagen Amarok Double Cab Aventura 11
Legenda: Volkswagen Amarok Double Cab Aventura 11
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O segundo projeto envolve veículos comerciais. A Ford novamente vai liderar o projeto e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus. Daí vai surgir a nova Transit. A marca alemã ficará responsável pela criação de uma van urbana. O volume total de veículos comerciais leves das empresas em 2018 somou cerca de 1,2 milhão de unidades globalmente. Ambas as empresas também afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Os seus times continuarão a trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses.

As fabricantes ainda assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. A Ford está de olho na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, na qual sairá a primeira família de automóveis movidos por bateria da VW.

ford ranger black edition
Ford Ranger Black Edition
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários