Um dos carros mais especulados para estrear no mercado brasileiro é o Ford Everest. O SUV da Ranger é apontado por muitos como um excelente modelo para encarar de igual para a igual o líder do segmento por aqui, o Toyota Hilux SW4.
Mas enquanto a marca norte-americana não revela seus planos para este utilitário esportivo com capacidade para sete pessoas no Brasil, na Austrália o Everest acaba de ganhar uma nova versão, a Black Edition, limitada inicialmente a apenas 750 unidades.
A nova configuração é uma versão aprimorada da Trend (oferecida no mercado australiano), mas com vários detalhes em preto, como na grade frontal, nos espelhos retrovisores, nas maçanetas, nos estribos laterais, nas barras de teto e nas rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 255/65 para todos os terrenos.
As letras "Everest" também aparecem em preto no capô e completam o visual externo exclusivo, enquanto as placas de proteção correspondentes adicionam um toque de exclusividade ao interior. Os outros acabamentos são iguais aos da versão Trend.
Os principais recursos incluem um painel de instrumentos digital de oito polegadas, sistema de informação e entretenimento de 12 polegadas, sistema de som com oito alto-falantes com navegação por satélite e espelhamento de smartphone, estofamento com detalhes em couro, ar-condicionado de duas zonas, entrada e partida sem chave, banco do motorista com ajuste elétrico, base de carregamento para smartphone sem fio, espelho retrovisor com escurecimento automático e controle de cruzeiro adaptativo.
O motor é o mesmo da versão Trend: o bi-turbodiesel 2.0 de quatro cilindros que produz 210 cv de potência máxima e 51 kgf.m de torque. A transmissão é automática de 10 marchas e a tração, 4x4.
A caixa de transferência de duas velocidades, o diferencial traseiro com bloqueio e a capacidade de transpor alagados de 80 cm também foram mantidos, assim como a capacidade de reboque com freio de 3.500 quilos e todos os recursos de segurança ativa habituais, como AEB, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, manutenção de faixa, entre outros.
Há três opções de cores disponíveis: Alumínio Metálico, Preto Sombra e Branco Alabastro – este último exclusivo da versão Black.
Não é possível cravar, e a Ford não confirma a informação. No entanto, o Everest já é vendido na Argentina desde janeiro deste ano. No entanto, não é fabricado na mesma planta de General Pacheco, em solo hermano, onde também é feita a Ford Ranger vendida aqui no mercado brasileiro.
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