Esperado há alguns meses, o fim do Ford Fiesta acontece hoje. Segundo a publicação britânica Autocar, o último exemplar da sétima geração do compacto estava programado para deixar a linha de montagem da fábrica de Colônia (Alemanha) nesta sexta-feira (7). Seu lugar na linha de montagem será ocupado por SUV elétrico.
Lançado na Europa em 1976 como uma resposta a outros compactos - como o Volkswagen Polo e o Fiat 127 (o 147 europeu) -, o Fiesta chegou a ser produzido pela Ford em vários continentes, mas atualmente era fabricado apenas na unidade industrial alemã.

O Fiesta, aliás, é mais uma vítima do processo de eletrificação da linha global da Ford, que está descontinuando boa parte dos seus carros a combustão para focar esforços no desenvolvimento e na produção de automóveis elétricos ou híbridos.
Apesar da comoção pelo fim de um modelo icônico, as vendas do Fiesta andavam em baixa. O compacto da Ford nem apareceu na relação da JATO Dynamics de 25 carros mais emplacados na Europa no primeiro trimestre de 2023. Um resultado bem diferente do obtido por concorrentes diretos, como Peugeot 208, Renault Clio e Citroën C3.
No lugar do Fiesta, a Ford vai produzir na fábrica de Colônia o novo SUV elétrico Explorer, que em breve terá a companhia de outro modelo utilitário esportivo com propulsão a bateria.
O Ford Fiesta chegou ao Brasil em sua terceira geração, em 1995, importado da Espanha. Era quadradinho, simpático e tinha motor Endura 1.3 de 60 cv. Mas já no ano seguinte - com uma defasagem de poucos meses para a Europa -, a marca do oval azul iniciou a produção em São Bernardo do Campo (SP) da quarta geração do compacto.
O hatch foi o primeiro novo produto da Ford lançado por aqui após o fim da Autolatina. Inovava com a oferta de um avançado motor 1.4 16V na versão topo de linha CLX. - já era da família Zetec e tinha 89 cv! Lançado inicialmente como um hatch de duas ou quatro portas, a linha ganhou alguns anos depois a companhia de um sedã, que era importado do México.
A quinta geração do Fiesta estreou no mercado brasileiro em 2002. Mas, diferentemente do antecessor, o compacto - agora montado na então nova fábrica de Camaçari (BA) - era uma versão simplificada do carro europeu. Lançado apenas na variação hatch de quatro portas, a linha teria ainda a opção de um sedã a partir de 2004.
Já o Fiesta de sexta geração (a última no Brasil) estreou em nosso mercado em 2010. Inicialmente, era importado do México nas variações sedã e hatch de cinco portas, como uma opção "premium" ao carro de quinta geração, que seguia em produção na fábrica de Camaçari.
Em 2013, o hatch passou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A sétima geração foi lançada na Europa em 2017. Mas aqui no Brasil continuamos com o carro de sexta geração até 2019, quando a Ford anunciou o fechamento da unidade industrial do ABC paulista.
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