Ford Focus RS é cancelado por não cumprir a lei

Regulamentos rigorosos europeus de emissões de poluentes e o caos causado pela Covid-19 "mataram" projeto do esportivo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford Focus RS é cancelado por não cumprir a lei
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Mesmo fora do Brasil desde 2018 e aposentado em vários países do continente americano há alguns anos, o Focus nunca deixou de ser cobiçado. Principalmente em sua versão mais apimentada, o Ford Focus RS, que estava prestes a receber uma nova geração.

Previsto para ser lançada em 2022, o Ford Focus RS pode ter "subido no telhado" antes mesmo de sua apresentação... Devido aos rigorosos padrões de emissão na Europa e também pelo caos instaurado no Velho Continente por causa do novo coronavírus.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo o portal francês Caradisiac, funcionários da Ford teriam declarado que a marca vai deixar de oferecer a versão RS na próxima geração.

Pelo visto, nem o uso da eletrificação conseguiu salvar o esportivo - já que algumas fontes ligadas à Ford garantiam que a divisão europeia da Ford trabalhava na implementação de um esquema híbrido para o carro. Algo que ajudaria a aumentar a potência para mais de 400 cv.

No entanto, também vale destacar que a empresa teve uma série significativa de cortes de custos - aparentemente, o desenvolvimento do novo Ford Focus RS poderia ter sido considerado muito caro.

Focus RS
Ford Focus RS de nova geração pode ter "subido no telhado": caro de produzir e poluente
Crédito: Divulgação
toggle button

Mais de 400 cv

O novo Ford Focus RS estava sendo planejado para participar integralmente da batalha do "hot hatches" de mais de 400 cv, com tração nas quatro rodas.

A meta da marca era ser líder deste segmento, que ainda tem o Mercedes-AMG A45 S, a próxima geração do Audi RS3 e o novo Volkswagen Golf R - baseado na oitava geração do modelo.

Com isso, agora espera-se que o Focus ST seja o único modelo de caráter esportivo dentro da gama europeia de hatchbacks da Ford. Por lá ele é oferecido com um 2.0 turbodiesel de 187 cv e 40,8 kgf.m de torque ou um quatro-cilindros turbo a gasolina de 2,3 litros, 276 cv e 42,9 kgf.m.

Ford Focus RS não deverá mais disputar mercado contra A45 AMG, RS3 e Golf R
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários