Ford investe na conectividade dos carros

Evento Ford Experts destacou os avanços da conectividade que estão mudando os paradigmas da indústria automotiva

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford investe na conectividade dos carros
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford realizou em São Paulo a primeira edição de uma série de eventos chamada de "Ford Experts". Neste primeiro encontro, a fabricante norte-americana de veículos mostrou os avanços da conectividade que estão mudando os paradigmas da indústria automotiva.

Ford investe na conectividade dos carros

Segundo a marca, a evolução da conectividade se apoia em três pilares: veículos conectados, inteligência artificial e capital humano (profissionais capacitados).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
1 Ford Command center Capa
A Ford tem uma plataforma para monitoramento dos veículos da marca que são conectados
Crédito: Divulgação
toggle button

O que é o Command Center da Ford?

Além de veículos mais conectados, com centrais multimídias cada vez mais inteligentes e com mais aplicativos, a Ford apresentou outra ferramenta para ajudar a promover essa revolução: o Command Center. Trata-se de plataforma pioneira criada pela engenharia brasileira da Ford para monitoramento da saúde dos veículos conectados da marca de toda a América do Sul.

O diferencial do Command Center, segundo a marca norte-americana, é integrar sete sistemas diferentes, como os de manufatura, qualidade e serviços, e com auxílio da inteligência artificial, cruzar os dados e priorizá-los para que decisões sejam tomadas de forma preventiva e rápida.

4 Ford Lucianodriemeier
A marca aposta nos dados dos veículos conectados e na inteligência artificial no cenário da mobilidade do futuro
Crédito: Divulgação
toggle button

Carros conectados

“Todos os dias, o Command Center lê, filtra e cruza 90 milhões de linhas de dados dos mais de 100 mil veículos conectados da Ford no Brasil e na Argentina, e entrega, em poucos cliques, respostas que levariam ao menos dois dias inteiros de trabalho, se feito manualmente”, afirmou Luciano Driemeier, gerente global de Novos Negócios Conectados da Ford.

Com isso, a marca norte-americana consegue acompanhar os veículos desde a fabricação, passando pelo transporte e pelas concessionárias, até seu uso nas ruas. Um dos objetivos do Command Center é apontar uma situação de anormalidade antes que ela se torne um problema, possibilitando uma reação rápida e preventiva da companhia.

“Apostamos nos dados dos veículos conectados e na inteligência artificial, que permitem que o engenheiro desempenhe funções de maior valor. Mas não podemos contar essa história sem falar do capital humano como pilar essencial para esse cenário da mobilidade do futuro. Essa é uma mão de obra extremamente necessária, porém escassa no mercado.”, destacou Driemeier.

5 Ford Alunos ford enter
Alunos do Ford <Enter>, programa da fabricante norte-americana que capacita pessoas de baixa renda
Crédito: Divulgação
toggle button

O que é o Ford ?

Além disso, durante o evento, aconteceu o encerramento da segunda turma do Ford , programa que capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia.

Os alunos foram desafiados a criar ideias para melhorar a mobilidade nas grandes cidades com o uso da conectividade, em um Hackathon que premiou a melhor proposta. Cerca de 100 alunos já foram formados nesse curso, que foi desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Fund, em parceria com a Global Giving e o SENAI-SP.

“Pesquisas apontam que haverá um déficit de 532 mil profissionais na área de tecnologia até 2025 no Brasil. Com o Ford , estamos preparando a nova geração dos profissionais que vão atuar nessa área. Se de um lado temos uma gama de oportunidades, do outro há milhares de pessoas que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação. Queremos servir de ponte entre essas realidades”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Veja mais:

Vídeo relacionado:

 

Comentários