A Ford realizou em São Paulo a primeira edição de uma série de eventos chamada de "Ford Experts". Neste primeiro encontro, a fabricante norte-americana de veículos mostrou os avanços da conectividade que estão mudando os paradigmas da indústria automotiva.
Segundo a marca, a evolução da conectividade se apoia em três pilares: veículos conectados, inteligência artificial e capital humano (profissionais capacitados).
Além de veículos mais conectados, com centrais multimídias cada vez mais inteligentes e com mais aplicativos, a Ford apresentou outra ferramenta para ajudar a promover essa revolução: o Command Center. Trata-se de plataforma pioneira criada pela engenharia brasileira da Ford para monitoramento da saúde dos veículos conectados da marca de toda a América do Sul.
O diferencial do Command Center, segundo a marca norte-americana, é integrar sete sistemas diferentes, como os de manufatura, qualidade e serviços, e com auxílio da inteligência artificial, cruzar os dados e priorizá-los para que decisões sejam tomadas de forma preventiva e rápida.
“Todos os dias, o Command Center lê, filtra e cruza 90 milhões de linhas de dados dos mais de 100 mil veículos conectados da Ford no Brasil e na Argentina, e entrega, em poucos cliques, respostas que levariam ao menos dois dias inteiros de trabalho, se feito manualmente”, afirmou Luciano Driemeier, gerente global de Novos Negócios Conectados da Ford.
Com isso, a marca norte-americana consegue acompanhar os veículos desde a fabricação, passando pelo transporte e pelas concessionárias, até seu uso nas ruas. Um dos objetivos do Command Center é apontar uma situação de anormalidade antes que ela se torne um problema, possibilitando uma reação rápida e preventiva da companhia.
“Apostamos nos dados dos veículos conectados e na inteligência artificial, que permitem que o engenheiro desempenhe funções de maior valor. Mas não podemos contar essa história sem falar do capital humano como pilar essencial para esse cenário da mobilidade do futuro. Essa é uma mão de obra extremamente necessária, porém escassa no mercado.”, destacou Driemeier.
Além disso, durante o evento, aconteceu o encerramento da segunda turma do Ford
Os alunos foram desafiados a criar ideias para melhorar a mobilidade nas grandes cidades com o uso da conectividade, em um Hackathon que premiou a melhor proposta. Cerca de 100 alunos já foram formados nesse curso, que foi desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Fund, em parceria com a Global Giving e o SENAI-SP.
“Pesquisas apontam que haverá um déficit de 532 mil profissionais na área de tecnologia até 2025 no Brasil. Com o Ford