Ford testa tecnologia de semáforo inteligente

Sistema cria conexão entre carros e sinais, e facilita a passagem de ambulâncias e carros de polícia e de bombeiros

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Roberto Dutra
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A Ford testa uma nova tecnologia de "semáforos inteligentes". O sistema conecta o semáforo ao veículo e pode, por exemplo, dar passagem automática - ao acender a luz verde momentaneamente - para ambulânciascarros de bombeiros e da polícia.

O objetivo do estudo é agilizar o atendimento em situações de emergência e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos de acidentes quando esses veículos passam no sinal vermelho ao atender chamados. O sistema também pode reduzir os congestionamentos que impediriam esses carros de avançar, ao abrir momentaneamente para que os veículos à frente sigam e deem passagem.

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Os testes, na prática, fazem parte de um projeto maior, que estuda a comunicação de veículos automatizados e conectados com a infraestrutura de rodovias e áreas urbanas e rurais. Foram conduzidos entre janeiro de 2020 e março último em Aachen, na Alemanha, em uma estrada com oito semáforos consecutivos e dois trechos com três semáforos consecutivos nos arredores da cidade - todos montados com parceiros do projeto.

No sistema de conexão em testes, os veículos de serviço "se comunicam" com os semáforos
Crédito: Divulgação
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O veículo escolhido para os testes foi o Ford Kuga híbrido. O carro recebeu o sistema de comunicação com a infraestrutura e o protótipo de um software, e operou como ambulância e como veículo de passageiros, em diferentes momentos.

Na simulação de um atendimento de emergência, o Kuga enviou um sinal para os semáforos "pedindo" a luz verde. Assim que passou pelos cruzamentos, os semáforos voltaram ao funcionamento normal.

Após trocar informações, o sinal passa para verde automaticamente para os veículos de emergência
Crédito: Divulgação
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Em contrapartida, o carro recebeu dos semáforos as informações sobre os tempos das luzes verde ou vermelha e calibrou a sua velocidade por meio do piloto automático adaptativo. Ao identificar que o semáforo mais à frente está no vermelho, o veículo reduziu a velocidade bem antes (de 50 km/h para 30 km/h, por exemplo).

Desta forma, chegou no cruzamento com o sinal já verde. A comunicação entre veículo e semáforo foi feita com a tecnologia C-V2X (comunicação do veículo-com-tudo pelo celular), uma plataforma unificada que conecta os automóveis à infraestrutura da estrada, a outros veículos e aos usuários da via.

Batizado de Corredor da Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, o projeto foi financiado pelo governo federal alemão e apoiado pela Universidade de Aachen, pela Vodafone e pela cidade de Aachen.

Confira no vídeo abaixo o funcionamento do sistema:

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