A Ford testa uma nova tecnologia de "semáforos inteligentes". O sistema conecta o semáforo ao veículo e pode, por exemplo, dar passagem automática - ao acender a luz verde momentaneamente - para ambulâncias, carros de bombeiros e da polícia.
O objetivo do estudo é agilizar o atendimento em situações de emergência e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos de acidentes quando esses veículos passam no sinal vermelho ao atender chamados. O sistema também pode reduzir os congestionamentos que impediriam esses carros de avançar, ao abrir momentaneamente para que os veículos à frente sigam e deem passagem.
Os testes, na prática, fazem parte de um projeto maior, que estuda a comunicação de veículos automatizados e conectados com a infraestrutura de rodovias e áreas urbanas e rurais. Foram conduzidos entre janeiro de 2020 e março último em Aachen, na Alemanha, em uma estrada com oito semáforos consecutivos e dois trechos com três semáforos consecutivos nos arredores da cidade - todos montados com parceiros do projeto.
O veículo escolhido para os testes foi o Ford Kuga híbrido. O carro recebeu o sistema de comunicação com a infraestrutura e o protótipo de um software, e operou como ambulância e como veículo de passageiros, em diferentes momentos.
Na simulação de um atendimento de emergência, o Kuga enviou um sinal para os semáforos "pedindo" a luz verde. Assim que passou pelos cruzamentos, os semáforos voltaram ao funcionamento normal.
Em contrapartida, o carro recebeu dos semáforos as informações sobre os tempos das luzes verde ou vermelha e calibrou a sua velocidade por meio do piloto automático adaptativo. Ao identificar que o semáforo mais à frente está no vermelho, o veículo reduziu a velocidade bem antes (de 50 km/h para 30 km/h, por exemplo).
Desta forma, chegou no cruzamento com o sinal já verde. A comunicação entre veículo e semáforo foi feita com a tecnologia C-V2X (comunicação do veículo-com-tudo pelo celular), uma plataforma unificada que conecta os automóveis à infraestrutura da estrada, a outros veículos e aos usuários da via.
Batizado de Corredor da Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, o projeto foi financiado pelo governo federal alemão e apoiado pela Universidade de Aachen, pela Vodafone e pela cidade de Aachen.
Confira no vídeo abaixo o funcionamento do sistema: