Hipercarro japonês faz o 0-100 km/h em 1,7 segundo

Superesportivo elétrico que acaba de chegar aos Estados Unidos, o Aspark Owl, tem 2.005 cv. São apenas 50 unidades

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André Deliberato
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Estive no Salão de Frankfurt e 2017 e vi de perto um supercarro chamado Aspark Owl. Na ocasião, a promessa era de um hiperesportivo elétrico com acelerações e retomadas alucinantes sem gastar um pingo de gasolina.

O hipercarro japonês chegou. Lançado oficialmente no final de 2019, desembarcou nos Estados Unidos nas últimas semanas - ao mesmo tempo em que um showroom próprio foi aberto em Osaka, no Japão - ao preço de 2,9 milhões de euros (quase R$ 19 milhões em conversão direta). Depois dessa fase inicial, representantes devem receber o carro na Europa e no Oriente Médio.

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Hipercarro japonês tem 2.000 cv

Como ele é? Bom, visualmente o "coruja"  (owl é coruja, em inglês) tem aspecto de supercarro, com carroceria de fibra de carbono e plástico reforçado - afinal quanto menor o peso, melhor. Agora se prepare para os números: 2.005 cv e 203,9 kgf.m de torque, produzidos por quatro motores elétricos, que são alimentados por uma bateria de 64 kWh.

Aspark Owl 1
Aspark Owl: supercarro elétrico japonês entrega mais de 2000 cv e torque de 203,9 kgf.m
Crédito: Divulgação
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A tração também é nas quatro rodas. E o peso de apenas 850 kg (menor que o de um Chevrolet Onix) também é outro grande aliado para tal desempenho.

Isso significa que o 0 a 100 km/h do carro é feito em 1,72 segundo e o 0 a 300 km/h acontece em 10,6 segundos. A velocidade máxima, de acordo com a fabricante, é de 450 km/h.

 Achou baixinho? É porque ele é, mesmo: o Aspark Owl tem 99 cm, menos de 1 metro de altura
Aspark Owl 2
Legenda: Achou baixinho? É porque ele é, mesmo: o Aspark Owl tem 99 cm, menos de 1 metro de altura
Crédito: Divulgação
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Sem gastar uma gota de combustível, o carro também se destaca pelo coeficiente aerodinâmico conquistado pelas linhas curvas e pela baixa altura da carroceria, de apenas 99 cm.

Isso tudo sem considerar a promessa de ótimos 450 km de autonomia, número próximo ao dos principais veículos elétricos vendidos no mundo atualmente.

Ficou interessado? Então se prepare, já que a desenvolvedora promete construir apenas 50 unidades - são 20 para a Europa, 20 para Oriente Médio e Ásia e dez para o mercado norte-americano.

Aspark Owl: modelo foi revelado em 2017 e lançado em 2019, mas só será vendido a partir deste ano
Crédito: Divulgação
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