A Honda confirmou nesta quinta (27) que já está com planos definidos para fazer seu primeiro carro 100% elétrico (EV) desde o zero, em plataforma totalmente dedicada para isso.
Segundo a empresa, a meta é colocá-lo à venda mundialmente em 2025 - portanto já daqui a dois anos. O anúncio foi feito em uma apresentação com o CEO e o vice-presidente mundial da empresa.
De acordo com a fabricante, a plataforma irá se chamar "e:Architecture". Ainda não há detalhes sobre essa tecnologia, mas fontes garantem que a Honda está contratando o dobro de pessoas do que já tem para criar esse novo veículo.
O nascimento desse carro é tão importante para a marca que a empresa já disse que irá criar um cargo só para cuidar desse assunto, sobre esse novo meio de mobilidade.
O cargo será de Diretor Global sobre Experiências do Usuário.
Vale lembrar que a partir do ano que vem o novo Honda Prologue e o Acura ZDX, ambos 100% elétricos, já estarão à venda - eles serão feitos sobre a plataforma Ultium da GM.
As duas fabricantes firmaram parceria em 2022 (relembre aqui) para a produção de carros elétricos acessíveis a partir de 2027.
Por enquanto, supõe-se que a fábrica da Honda de Ohio será a matriz de veículos elétricos para as duas empresas na América do Norte, enquanto o Japão ficará responsável pela distribuição de EVs para o resto do mundo - e principalmente para os maiores mercados asiáticos.
A promessa é de que sete novos modelos totalmente elétricos sejam lançados mundialmente até 2027.