A BMW parece não ter dificuldade de melhorar projetos já muito bem avaliados, como o carro M3 CS. A sexta geração do sedã M3 — lançada em 2021 — acaba de ganhar uma versão ainda mais potente, leve e "na mão" do motorista. Estamos falando da nova versão CS, que chega ainda este ano e em número limitado.
Para começar, o M3 CS pode se gabar de ter o motor motor seis cilindros biturbo 3.0 a gasolina mais potente já usado pela BMW na linha M. Com melhorias, o propulsor que já serve a outros modelos passa a render na nova versão 550 cv (40 cv a mais que o M3 Competition!) e 66,3 kgf.m de torque.

Tal ganho de força, segundo a BMW, foi obtido com uma modificação na tecnologia do sistema de turbinas, que passam a trabalhar com maior pressão máxima, e outros ajustes no gerenciamento eletrônico.
Mas não é só o motor que muda. A versão reduz a oferta de câmbio ao trazer apenas a opção do automático M Steptronic de oito velocidades. A transmissão é casada com o sistema de tração integral M xDrive. Na geração anterior, o CS tinha apenas opção com tração traseira.
Com esse novo conjunto, o M3 CS acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Para atingir os 200 km/h, são necessários 11,1 segundos e a máxima prevista, graças ao pacote M Drive's de série, é de 302 km/h.
A nova versão também trocou peças de materiais convencionais por um combinado de plástico reforçado e fibra de carbono. O material foi usado em partes da carroceria como no teto, no capô, nas tomadas de ar, nas capas dos retrovisores, no spoiler dianteiro, no defletor e ainda em peças do interior.
O corte de peso fez a BMW tirar as saídas de ar (o controle de refrigeração) da fileira traseira de assentos. Os bancos dianteiros têm construção em fibra de carbono. Com as mudanças, a marca baixou o peso do sedã em 34 quilos.
No design, o M3 CS manteve a enorme grade de duplo rim. A peça é preenchida por duas barras horizontais, que simulam uma grade e têm contornos em vermelho. Os faróis estreitos em LED têm as luzes diurnas em amarelo, assim como acontece em outros modelos da linha M - como no M4 CSL e no M5 CS.
As rodas de liga forjadas têm aros de 19 polegadas na frente e 20 na traseira. O acabamento dos aros pode ser em preto fosco ou bronze. Os pneus são os Michelin Pilot Sport Cup 2.
O BMW M3 CS começa a ser produzido na Alemanha pela BMW em março deste ano, com lançamento em remessas já no mesmo mês. As primeiras praças a receber o sedã esportivo serão os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e também o Japão. Ainda não se sabe se alguma dessas unidades virá para o nosso mercado.