A nova geração do BMW X1 está entre nós. O SUV agora tem três versões e duas opções de motorização. As versões sDrive20i e sDrive20i X-Line são equipadas com o 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros, 204cv e 30,6 kgf.m de torque.
Em comparação com o motor anterior, são 12cv e 2 kgf.m a mais. Com esse conjunto mais forte, as versões sDrive20i aceleram de zero a 100km/h em apenas 7,6 segundos e alcançam a velocidade máxima de 236 km/h.
Já a a nova opção sDrive18i recebe o 1.5 TwinPower Turbo, de três cilindros, 156cv e 23,4 kgf.m. Nas duas versões a transmissão é a automática Steptronic de sete marchas.
No design o carro ficou evidentemente mais moderno e agressivo. Perdeu as linhas vagamente arredondadas de antes e agora tem cortes mais esculpidos, embora ainda preserve cantos suaves.
O carro cresceu 7 cm no comprimento (4,50m contra 4,43m do modelo anterior). Desses, 2 cm são de entre-eixos (2,69m contra 2,67m do modelo anterior), o que gera mais espaço interno e conforto para os ocupantes do banco traseiro.
Completam as medidas os 2cm extras na largura (de 1,82m para 1,84m) e os 5 cm a mais de altura (de 1,59m para 1,64m). O porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.
Na frente, o para-choque ganhou novo desenho com novas tomadas de ar maiores e funcionais. A tradicional grade "duplo rim" também foi redesenhada e ficou mais imponente, assim como os faróis, que são full-LED adaptativos em todas as versões.
O para-choque traseiro e o layout de luzes das lanternas ganharam novo visual, que reforçam a esportividade do utilitário. As rodas têm design e tamanho exclusivos: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas na versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas na versão sDrive20i M Sport.
Por dentro, tudo novo, e seguindo o conceito do 100% elétrico BMW iX - que é uma referência em tecnologia. O X1 ganhou a impressionante tela curvada em TFT de alta resolução, que é composta por duas peças.
Uma, a do painel de instrumentos, tem 10,2 polegadas, e a outra, da multimídia, tem 10,7 polegadas. Esta vem com o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.
Similar ao sistema usado em alguns modelos recém-lançados pela marca, a novidade torna a cabine mais interativa, uma vez que os comandos podem ser acionados por voz, tato ou pelo comando central giratório do i-Drive. Desta forma, os comandos internos do BMW X1 ficam mais intuitivos e se adaptam às diferentes preferências dos usuários.
Em conectividade, o novo BMW X1 tem o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real e portais de notícias, clima e aplicativos.
E mais: também opera serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Segundo o programa Conpet, do Inmetro, o novo BMW X1 ficou mais eficiente no consumo de combustível. A versão sDrive18i faz 11,4km/l em ciclo urbano e 13,5km/l na estrada. Já as versões sDrive20i alcançam médias de 10,7km/l e 13km/l, em ciclos urbanos e de estrada, respectivamente.
O BMW X1 também tem assistentes eletrônicos à condução. Estão lá o head-up display e os sistemas Parking Assistant Pluse o Driving Assistant Plus. Este informa ao motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e ainda monitora a aproximação frontal, entre outras funções.
Para o conforto a bordo, o X1 traz teto-solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, carregador de smartphone sem fio, ar-condicionado com controle digital automático de três zonas e o pacote BMW Comfort Access 2.0.
Este destrava e acende luzes de boas-vindas quando o dono se aproxima do carro e tranca o veículo quando ele se afasta sem necessidade de encostar na chave ou na maçaneta, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro.
Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha.
Esse sistema executa inúmeras funções no veículo e explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW” - ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.
O modelo também pode se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto a receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
O modelo já entrou em produção na fábrica do BMW Group em Araquari (SC), e é o mesmo vendido na Europa. Todas as versões também recebem a cobertura do programa BMW Service Inclusive (BSI) de garantia, gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro).
O BSI oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.
BMW X1 sDrive18i GP - R$ 296.950
BMW X1 sDrive20i X-Line - R$ 328.950
BMW X1 sDrive20i M Sport - R$ 349.950