Ter um carro pequeno significa, acima de tudo, praticidade. Conseguir estacionar nas vagas mais apertadas das ruas, supermercados ou shoppings, entrar no drive-thru com extrema facilidade e não enfrentar problemas com os motociclistas que andam nos corredores das apertadas ruas e avenidas das grandes cidades estão entre alguns dos principais benefícios.
No Brasil, felizmente, existem inúmeros carros com características compactas. A grande maioria, claro, é hatchback. E hoje, com a chegada dos veículos elétricos com foco total na vida urbana, as opções não estão restritas somente aos modelos a combustão - com motor a gasolina ou bicombustível (álcool e gasolina), como há alguns anos.
Mas a pergunta que fica para os curiosos é: qual o menor carro do Brasil?
Bom, atualmente, o menor carro do Brasil da atualidade é o Caoa Chery iCar, um veículo 100% elétrico que tem exatos 3,20 metros de comprimento - isso mesmo, estamos falando de comprimento e não distância entre os eixos! O modelo custa R$ 119.990, mas em 2025 emplacou apenas duas unidades, apesar de continuar sendo oferecido normalmente no site da marca.
O iCar é um subcompacto que chama atenção não só pelo tamanho, mas também pelas especificações. Tem motor elétrico de 61 cv de potência e torque de 15,3 kgf.m, e uma bateria de 30,4 kWh que promete autonomia de até 282 km.
A recarga é versátil: são sete modos de regeneração e tempos que variam de 5h, em estações domésticas de 6,6 kW, a apenas 36 minutos em pontos de carga rápida de 50 kW.
O menor carro do Brasil tem suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Na cabine, é equipado com uma central multimídia vertical de 10,25 polegadas. Apesar do espaço limitado — o veículo é classificado como 2+2 e tem porta-malas com capacidade inicial para 100 litros —, o design busca compensar com soluções inteligentes, como carregamento por indução para celulares e bancos traseiros rebatíveis, que ampliam o compartimento para até 380 litros.
Além do Caoa Chery, a lista dos 5 menores carros no Brasil também inclui os seguintes modelos:
Antes da chegada do iCar, o Fiat Mobi era o menor carro do Brasil, com singelos 3,56 metros de comprimento. Ao contrário do Caoa Chery, no entanto, o Mobi tem quatro portas e capacidade para transportar até cinco pessoas. O porta-malas, por sua vez, carrega até 235 litros. A versão de entrada Like atualmente custa R$ 79.060.
Muita gente não sabe, mas a Fiat continua comercializando o 500e, a configuração 100% elétrica do simpático 500 - que chegou a ser vendido no Brasil em versão 100% a combustão, mas hoje é encontrado apenas na lista de carros usados. E o modelo é o terceiro menor carro do Brasil. Com 3,63 metros de comprimento, o Fiat 500e tem apenas duas portas, espaço para quatro ocupantes e porta-malas com capacidade para 185 litros. O preço é R$ 214.990.
Com apenas 1 centímetro a mais de comprimento que o Fiat 500e, o Suzuki Jimny Sierra (3,64 metros) aparece na quarta posição dos menores carros do Brasil. Apesar de ser o único SUV da lista, o modelo da marca japonesa tem capacidade para transportar somente quatro pessoas, e seu compartimento de bagagem leva, de acordo com a Suzuki, modestos 85 litros – é quase um "grande porta-luvas". O preço é R$ 169.990.
Fechando a lista dos cinco menores carros do Brasil está o JAC E-JS1, o terceiro veículo totalmente elétrica do ranking. Com 3,65 metros de comprimento, o modelo da marca chinesa tem quatro portas e leva até cinco ocupantes, como o Fiat Mobi. Mas seu porta-malas tem capacidade para somente 121 litros. Seu preço é R$ 119.900.
Os SUVs estão dominando o mercado. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a julho deste ano 53,9% dos carros novos vendidos no Brasil foram utilitários esportivos.
No entanto, somente quem vive nas grandes cidades sabe que ter um carro pequeno pode representar muita praticidade. Especialmente para um perfil de consumidor que roda essencialmente nas "selvas de pedras" (cidades), não leva e traz muitas pessoas todos os dias e não necessita de um grande porta-malas para levar objetos grandes.
Como mencionamos antes, suas medidas enxutas permitem entrar em qualquer espaço para estacionar. Pelo porte, costumam ser mais leves e, consequentemente, mais ágeis no trânsito pesado. O peso também interfere diretamente no consumo de combustível - ou seja, carros pequenos tendem a ser mais econômicos.



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