Mercedes traz novo GLE por iniciais R$ 729.900

SUV será importado nas versões SUV e SUV-cupê em duas motorizações, ambas a diesel ebloc híbridas

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André Deliberato
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A Mercedes-Benz anunciou nesta quarta-feira (8) a importação para o Brasil do novo GLE nas versões SUV e SUV-cupê. Esta é a primeira reestilização da quarta geração do modelo, lançado originalmente em 1997 como "Classe M" - no país, em seu início, ele era conhecido como o SUV ML da Mercedes-Benz. Lembra?

Desde abril de 2015, passou a ser chamado de GLE - por pertencer à linha de SUVs da Classe GL e por ser médio, portanto classificado como "E", como na linha de sedãs. É por isso que existem as nomenclaturas GLA, GLB, GLC etc..

O SUV chega com preços a partir de R$ 729.900 (versão utilitária) e R$ 833.900 (cupê). Tem novo design, interior mais tecnológico e motorização a diesel eletrificada - as duas versões terão sistema híbrido leve de 48 Volts. Segundo a marca, a ideia é "elevar o nível" do segmento de SUVs de luxo no país.

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Como é o novo GLE

Vários aprimoramentos no design externo foram feitos para reforçar o visual moderno e esportivo. Há um novo para-choques dianteiro com duas lâminas horizontais cromadas que atravessam a grade do radiador. Além disso, as grade das entradas de ar também receberam barras cromadas.

Na versão "SUV", equipada com faróis de LED, dois pontos de luz complementam as luzes de rodagem diurnas (DRLs), enquanto no cupê - este, por sua vez, equipado com sistema de LEDs mais completo - há quatro pontos.

A marca disse que os designers também revisaram o interior das lanternas: no SUV, são formadas por dois blocos horizontais; no SUV-cupê, por duas barras.

O modelo acupezado, aliás, traz o pacote de acabamento AMG Exterior e Interior como item de série. O pack tem elementos de design que incluem a grade de diamante, o para-choques dianteiro AMG com acabamentos cromados, painéis laterais da AMG e revestimento dos arcos das rodas na cor do carro, além do para-choques traseiro com difusor.

Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic
O Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic com carroceria de SUV pode ter sete lugares
Crédito: Divulgação
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Por dentro, o carro recebe o volante de última geração com sensor tátil nas barras horizontais. Com esses elementos táteis, à direita e à esquerda, o motorista pode operar os visores do quadro de instrumentos e do console central pelo volante.

Também há um novo sistema de iluminação ambiente, com 64 opções de cores que podem ser selecionadas individualmente, assim como em modelos como o Maybach GLS e o Mercedes-Benz Classe S.

Já equipado com a segunda geração do sistema Mercedes-Benz User Experience (MBUX), o novo GLE fica ainda mais digital e inteligente. Os tamanhos dos visores - do cluster e da tela central, cada um com 12,3 polegadas -, foram mantidos. O central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.

Por meio do assistente de voz "Olá Mercedes", os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação, como atender a uma chamada telefônica, por exemplo. O “Olá Mercedes” também explica as funções do veículo ao ouvir o comando "Ajuda" e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros.

A linha 2024 do SUV vem com um sistema de áudio premium da Burmester, com 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e 590 Watts  de potência. Além disso, agora CarPlay e Android Auto estão disponíveis sem fio. O modelo ainda vem com duas portas USB com 100 Watts de potência com opção de carregamento de celular.

Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic Coupé
O Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic Coupé tem teto acupezado e custa mais caro
Crédito: Divulgação
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Segurança e tecnologia

O pacote de assistência à condução tem diversas funções, como assistente de distância ativa, de direção ativa e de sinalização. Já o pacote de estacionamento agora vem com câmera 360°.

Outra novidade é a função "capô transparente". Com o programa de condução off-road ativado, a tela do console central exibe uma visão virtual da parte dianteira - para ajudar o motorista em terrenos fora-de-estrada.

O GLE vem sempre equipado pelo sistema 4Matic de tração 4x4, com relações de marchas projetadas para tração que permitem alta capacidade de reboque - até 3,5 toneladas.

O engate, escondido eletronicamente, pode ser acionado por meio de um botão na tampa traseira ou pelo visor central no painel. Depois do uso, ele se retrai.

Outro aspecto importante destacado pela Mercedes é a grande oferta de equipamentos de série em todas as versões, incluindo teto solar elétrico panorâmico, chave presencial com botão de partida, ar-condicionado com quatro zonas de atuação, head-up display e GPS de realidade aumentada.

A carroceria SUV tem, como equipamento exclusivo, a capacidade de levar até sete ocupantes por meio da terceira fila de assentos, que também tem acionamento elétrico.

O painel dos dois modelos de carroceria é o mesmo: as telas do sistema MBUX são unidas
Crédito: Divulgação
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Motores eletrificados

Graças ao sistema híbrido leve com bateria de 48 Volts e a um gerador de partida integrado, as duas versões do GLE agora são eletrificadas.

Este gerador combina o motor de partida e o alternador a um único motor elétrico, instalado entre o motor térmico e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida do motor da função start/stop.

No Brasil, o SUV tem motor a diesel 3.0 de seis cilindros, com 367 cv e 76,5 kgf.m de torque - ganho de 37 cv em comparação ao modelo anterior. O câmbio é automático de nove marchas.

 

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