A Mercedes-Benz garante que está pronta para produzir ônibus e outros veículos 100% elétricos com bateria em estado sólido. O curioso é que outros fabricantes de modelos 100% sustentáveis apostavam no ano de 2025 como previsão mais otimista para o lançamento desse tipo de tecnologia.
Como assim, bateria em estado sólido? Explicamos: esta é uma tecnologia que usa eletrodos e um eletrólito sólido em vez de eletrólitos de gel líquido ou polímero, como acontecem no caso das baterias que são de íons ou polímeros de lítio - as mais comuns hoje em dia em veículos elétricos.
A bateria do protótipo apresentado pela Mercedes, um ônibus chamado eCitaro G, tem 441 kWh - e por isso se destaca pela densidade de energia. Segundo o fabricante, seu alcance, ou a própria autonomia do veículo, é capaz de ser 10% maior que a de uma peça feita de íons de lítio.
Apesar do anúncio, a marca alemã nada declarou sobre utilizar a nova tecnologia em carros de produção. A felicidade por ter sido a primeira empresa do ramo a conseguir construir esse tipo de engenharia, no entanto, ficou clara.
"Em geral, veículos com baterias de estado sólido não eram esperados até o meio desta década. A Mercedes-Benz é mais rápida: o novo eCitaro G é o primeiro ônibus urbano de produção em série em todo o mundo a ser equipado com essa tecnologia", valorizou a marca, em comunicado.