Mercedes-Benz diz já ter bateria em estado sólido

Marca afirma que já é capaz de produzir ônibus e outros veículos com tecnologia que antes era prevista somente para 2025

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercedes-Benz diz já ter bateria em estado sólido
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Mercedes-Benz garante que está pronta para produzir ônibus e outros veículos 100% elétricos com bateria em estado sólido. O curioso é que outros fabricantes de modelos 100% sustentáveis apostavam no ano de 2025 como previsão mais otimista para o lançamento desse tipo de tecnologia.

Como assim, bateria em estado sólido? Explicamos: esta é uma tecnologia que usa eletrodos e um eletrólito sólido em vez de eletrólitos de gel líquido ou polímero, como acontecem no caso das baterias que são de íons ou polímeros de lítio - as mais comuns hoje em dia em veículos elétricos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Bateria em estado sólido: autonomia maior

A bateria do protótipo apresentado pela Mercedes, um ônibus chamado eCitaro G, tem 441 kWh - e por isso se destaca pela densidade de energia. Segundo o fabricante, seu alcance, ou a própria autonomia do veículo, é capaz de ser 10% maior que a de uma peça feita de íons de lítio.

Apesar do anúncio, a marca alemã nada declarou sobre utilizar a nova tecnologia em carros de produção. A felicidade por ter sido a primeira empresa do ramo a conseguir construir esse tipo de engenharia, no entanto, ficou clara.

"Em geral, veículos com baterias de estado sólido não eram esperados até o meio desta década. A Mercedes-Benz é mais rápida: o novo eCitaro G é o primeiro ônibus urbano de produção em série em todo o mundo a ser equipado com essa tecnologia", valorizou a marca, em comunicado.

Mercedes Benz Ecitaro G
Mercedes-Benz eCitaro G é o primeiro ônibus feito em série com bateria em estado sólido
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários