Morre, aos 77 anos, o fundador do grupo Caoa

Carlos Alberto de Oliveira Andrade iniciou trajetória no setor automotivo em 1979, ao adquirir revenda falida da Ford

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Morre, aos 77 anos, o fundador do grupo Caoa
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Morreu na manhã deste sábado (14) o fundador e presidente do Conselho do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, de 77 anos. Em nota à imprensa, a empresa informou que Andrade estava debilitado por conta de um tratamento de saúde e que faleceu durante o sono. O empresário deixa mulher e quatro filhos, dois homens e duas mulheres.

Caoa Andrade 2
Andrade iniciou sua trajetória no setor automotivo após a compra frustrada de um Ford Landau
Crédito: Reprodução
toggle button

Nascido em 25 de novembro de 1943, na Paraíba, Andrade, além de empresário, era médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, especializado em clínica cirúrgica abdominal.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Fundou a Caoa em 1979

As atividades no setor automotivo tiveram início em 1979 após a compra frustrada de um Ford Landau. A concessionária com a qual fechou negócio, em Campina Grande (PB), faliu e Andrade não recebeu o carro. O médico, então, propôs assumir o controle da revenda em troca do pagamento que já havia realizado. Surgia a Caoa, denominação formada pelas iniciais do nome do empresário.

Na década de 1980, a Caoa se tornou a maior revendedora da Ford no Brasil. Para alcançar esse feito, o empresário fez fama de bom negociador. Aceitava carros usados, terrenos e até cabeças de gado como parte de pagamento para não perder negócio. A fama atraiu mais e mais compradores e as revendas sob o controle de Andrade cresceram.

Importadora oficial da Renault

Em 1992, a Caoa aproveitou para surfar na abertura do mercado automotivo brasileiro da década de 1990 e se tornou importadora oficial da francesa Renault. E, em 1998, se tornou revendedora da Subaru. Em 1999 firmou parceria com a Hyundai, o que ajudou a marca sul-coreana a expandir suas atividades no país.

Primeira fábrica da Caoa nasceu em 2007

Em 2007 a parceria com a Hyundai levou a inauguração da primeira fábrica da montadora no Brasil, em Anápolis (GO), empreendimento que recebeu investimento de R$ 1,2 bilhão. Atualmente saem da planta veículos das marcas Hyundai e Chery.

Caoa Anápolis
Fábrica em Anápolis foi construída com investimento de R$ 1,2 bilhão após parceria com a Hyundai
Crédito: Divulgação
toggle button

A segunda planta foi erguida 10 anos depois

A parceria com a Chery foi fechada em 2017, isto é, 10 anos depois da inauguração da fábrica de Anápolis (GO). Era formada a Caoa Chery. O acordo com a marca de origem chinesa prevê a produção e distribuição de automóveis da marca na América Latina. No mesmo ano, a Caoa inaugurava sua segunda planta industrial, desta vez em Jacareí (SP).

Caoa Jacareí
A planta de Jacareí nasceu após a Caoa fechar parceria com os chineses da Chery, em 2017
Crédito: Divulgação
toggle button

Na época do fechamento do negócio com a chinesa Chery, Andrade já não estava na presidência da empresa, tendo se afastado do cargo em 2013. Mantinha-se como presidente do Conselho. Atualmente a Caoa tem mais de 1,5 milhão de veículos vendidos ao longo de seus 42 anos de história. A nota oficial da empresa informa que a empresa continua a ser gerida pelos atuais executivos do grupo.

Comentários