Apenas 60 minutos. Esse foi o tempo necessário para a Ford vender as 200 unidades do Mustang GT Performance manual que estavam destinadas ao Brasil. Detalhe: o esportivo de quase 500 cv de potência custa R$ 600 mil!
De acordo com a marca, a maioria dos compradores do modelo, que é uma obra de arte e vai virar artigo de coleção - pelo menos aqui no nosso país, por conta de serem pouquíssimas unidades -, já são donos de um Mustang. Também houve compradores que têm algum outro Ford na garagem.
O Ford Mustang GT Performance manual é uma obra de arte se olharmos para os dias atuais - pois, sim, é um superesportivo com transmissão manual... E isso se tornou raríssimo. Aliás, transmissões com trocas manuais se tornaram o novo símbolo do purismo automotivo. Concorda?
Aqui, no caso do ícone norte-americano, a caixa automática de seis marcha está atrelada a um velho e cultuado conhecido: o motor Coyote 5.0 V8 (o mesmo da configuração automática), que passou por uma recalibração e ganhou mais 9 cv de potência, atingindo 492 cv de potência a 7.250 rpm, porém mantendo o torque de 58 kgfm a 4.900 rpm.
A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente) e a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 4,3 segundos.
A transmissão manual de seis velocidades MT82, por sua vez, foi desenvolvida exclusivamente para o Mustang - o que nos deixa mais tranquilos e com vontade de acelerar, não é verdade?
Um dos destaques é a tecnologia Flat Shift, que permite ao motorista trocar de marcha sem pisar na embreagem. Para isso acontecer, no entanto, o motor tem que estar trabalhando acima das 5.000 rotações por minuto e com 40% de carga no acelerador, pelo menos.
E não é pelo fato de ser manual que o "Mustangão" é arcaico. Esqueça isso. A tecnologia está presente em peso no carro. E o melhor: muitos dos recursos estão focados na performance em pista!
Destaque, por exemplo, para o Rev Match, que simula a técnica de "punta-taco" para reduções de marchas. Também há a função Line Lock, que trava as rodas dianteiras para facilitar o famoso “borrachão”, e o já conhecido recurso Drift Brake, para arriscar um drift...
O Mustang manual tem cinco modos de condução (Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag). Mas, independentemente da performance selecionada, estão disponíveis outros três modos na caixa de direção (Normal, Esportivo e Conforto), três do escapamento (Normal, Silencioso e Esportivo), e quatro da suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).
Outras tecnologias importantes são as relacionadas às assistências ao motorista, que hoje ficaram famosas por essas quatro letrinhas: ADAS.
O pacote tem alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e à ré, assistente de manutenção em faixa e de manobras evasivas, farol alto automático, sensor de ponto cego, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.
Para se destacar na multidão, o Mustang manual ainda tem detalhes exclusivos de design. Destaque para as faixas esportivas pretas com frisos vermelhos em toda a carroceria, cortando do capô até a traseira.
Outro item exclusivo destacado pela Ford é a cor bronze das rodas de liga leve, no ícone do cavalo na grade dianteira e nos emblemas "5.0" nas laterais e na sigla "GT" lá na traseira.
Por dentro, vale mencionar o visual cockpit que traz bancos esportivos Recaro tipo concha. Saltam aos olhos o painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas e a central multimídia de 13,2 polegadas com o sistema Sync 4.
Volante com aquecimento, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e entrada e partida sem chave fazem parte dos itens de tecnologia e conforto, assim como o sistema de som da Bang & Olufsen, de 900 Watts, com 12 alto-falantes e subwoofer.



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