Primeiro foi o Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2025. Agora é a vez do Hyundai Creta, segundo utilitário esportivo mais emplacado do país no ano, ser vítima do Nissan Kicks. Aconteceu neste mês de setembro, de acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Nos 24 dias do mês, o Kicks já somou 4.758 emplacamentos, contra 4.681 unidades do Creta. O T-Cross, de forma até surpreendente, acumulou modestos 3.894 SUVs emplacados.
Para ultrapassar os dois SUVs mais emplacados do Brasil neste ano, a Nissan usa uma estratégia muito comum em nosso mercado, e que a própria Hyundai usou no ano passado: vender, com o mesmo nome, gerações diferentes de um mesmo modelo. Aliás, o WM1 antecipou essa situação há alguns meses.
Os 4.758 emplacamentos do Kicks são resultado da soma das vendas do novo Kicks, lançado este ano, e do Kicks Play, que é apenas o antigo Kicks. Em 2024, a Hyundai fez isso com o Creta e o Creta Action, que era a primeira geração do SUV da marca sul-coreana. Para a Fenabrave, no entanto, tudo era Creta.
Veja também:
Por conta disso, fomos atrás para descobrir qual Kicks está sendo mais emplacado no mês: o velho ou o novo. De acordo com uma fonte ligada ao mercado, desse total de emplacamentos do Nissan, o novo Kicks foi responsável por somente 33% das vendas, e o Kicks Play, por 67%. Ou seja, o Kicks antigo ainda é o grande protagonista e, ainda segundo a mesma fonte, as vendas diretas são a maior fatia.
Claro que ainda resta cerca de uma semana para o encerramento do mês, e tanto o Creta quanto o T-Cross podem reagir. No entanto, o Kicks se posiciona como mais uma força a roubar espaço dos representantes da Hyundai e da Volkswagen.
O desempenho do Nissan Kicks é, sim, uma surpresa. No entanto, seu desempenho ainda não lhe garante a liderança de vendas entre os SUVs no mês de setembro. Na realidade, as 4.758 unidades comercializadas garantem ao modelo a terceira colocação, atrás do impressionante Toyota Corolla Cross, líder com 5.673 emplacamentos, e do surpreendente Volkswagen Tera, segundo colocado com 5.199 utilitários esportivos vendidos.
Confira os 10 SUVs mais vendidos em setembro de 2025, até o momento:
Corolla Cross, Tera e Kicks estão voando em setembro. No entanto, o título de SUV mais vendido do Brasil em 2025 deverá ser, mais uma vez, do T-Cross. O SUV da Volkswagen registra, até o momento, 65.145 emplacamentos, contra 50.364 do Corolla Cross, que supera por apenas quatro unidades (isso mesmo: quatro unidades) o Hyundai Creta, com 50.360.
O Kicks, personagem principal desta matéria, é apenas o oitavo colocado, com 39.027 veículos comercializados. A Nissan está atrás ainda do Chevrolet Tracker (4º lugar — 43.521 emplacamentos), do Honda HR-V (5º lugar — 43.505 emplacamentos), do Jeep Compass (6º lugar — 40.738 emplacamentos) e do Fiat Fastback (7º lugar — 40.587 emplacamentos).
Confira os 10 SUVs mais vendidos em 2025 no Brasil, até o momento.
Vídeo relacionado



Email enviado com sucesso!