Nissan Sentra é o carro mais vendido na China

Modelo da marca japonesa deixou de ser vendido no Brasil em 2021, mas montadora ensaia a sua volta para este ano

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Guilherme Silva
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Fora de linha no Brasil desde o primeiro semestre do ano passado, o Nissan Sentra é sucesso de vendas na China, o maior mercado automotivo do mundo, onde o sedã médio é chamado de Sylphy. É o que mostram números revelados pela consultoria Focus2Move que abordam o balanço das vendas no país asiático em 2021. Os dados revelam, ainda, que o mercado chinês mostrou recuperação na comparação com 2020, ano muito afetado pela pandemia do coronavírus.

De México Para El Mundo: Nuevo Nissan Sentra 2020
Nissan Sentra da nova geração foi lançado em 2019, e marca japonesa pode trazê-lo para o Brasil
Crédito: Divulgação
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O Nissan Sentra vendido no Brasil até o ano passado era da geração anterior. Apesar de parar de comercializar o sedã médio em nosso mercado, a Nissan nunca confirmou que a nova geração do modelo estava descartada para o país.

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Nissan Sentra briga com o dólar

No ano passado, inclusive, a Nissan Mercosul chegou a confirmar a venda do novo Sentra (lançado no exterior em 2019) em nosso mercado. A desvalorização do real perante o dólar é o principal empecilho para o sedã fabricado no México desembarcar no Brasil com preços competitivos em um segmento que vem perdendo espaço para os SUVs nos últimos anos. De qualquer forma, o modelo ainda está entre os sedãs previstos para 2022 para o país.

A liderança do Nissan Sentra no mercado chinês em 2021 foi alcançada com a comercialização de 500.150 unidades, de acordo com os dados compilados pela Focus2Move. A segunda posição no ranking ficou com o Wulling Mini Truck (494.412 unidades), seguido pelo subcompacto elétrico Wulling Hongguang Mini EV (426.484 unidades), na terceira colocação.

Nissan Sentra vendeu mais de 500 mil unidades na China em 2021
Crédito: Divulgação
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O crescimento do mercado chinês

Maior mercado automotivo do mundo, a China registrou crescimento de 3,2% na venda de veículos em 2021, após comercializar mais de 25,6 milhões de unidades, segundo a consultoria Focus2Move. Para se ter uma ideia do que representa a China no mercado global, o Brasil teve "apenas" 1.974.431 automóveis e comerciais leves comercializados em 2021, de acordo com o levantamento da Fenabrave (associação de concessionários).Apesar do expressivo número de vendas gerais, a China apresentou desempenho positivo apenas no primeiro trimestre de 2021, com uma queda mais acentuada registrada no terceiro trimestre. O mercado chinês tem desacelerado desde 2016, depois de ter alcançado 30% das vendas globais.

O governo chinês mudou sua atenção do volume total para o mix de motores e passou a criar, progressivamente, incentivos para veículos compactos e de menor emissão, ao mesmo tempo em que apoia o investimento nos modelos elétricos.

O Wulling Mini Truck foi o segundo carro mais vendido da China em 2021, com 494.412 unidade vendidas
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Desde janeiro de 2017, o governo chinês aumentou de 5% para 7,5% a alíquota de impostos para veículos com motorização superior a 1.6 litro. Naquele ano, as vendas gerais foram de 28,2 milhões de unidades.

No entanto, em 2018, as vendas de veículos leves novos caíram progressivamente, fato que acompanhou a desaceleração da demanda do consumidor interno. De fato, o mercado interrompeu a tendência positiva dos últimos anos, e fechou 2018 com 27,5 milhões de unidades vendidas (-3,7% na comparação com 2017). Em 2019, o ano completo terminou em 25,7 milhões, queda de 6,5% em relação ao ano anterior.

Vendas caíram na pandemia

Devido à pandemia do novo coronavírus, as vendas caíram em 2020 no mercado chinês. Os 24,7 milhões de veículos comercializados representaram um volume 4,1% menor em relação a 2019.

Em 2021, o ano começou extremamente positivo para o mercado chinês na comparação com o ano anterior, principalmente devido aos níveis de vendas muito baixos no primeiro trimestre de 2020. No primeiro trimestre foram vendidas 6,03 milhões de unidades, aumento de 61,7% nas vendas, enquanto no segundo trimestre as vendas permaneceram quase estáveis, com queda de 1,3% nas vendas com 6,12 milhões de unidades.

O subcompacto elétrico Wulling Hongguang Mini EV teve 426.484 unidades vendidas em 2021
Crédito: Divulgação
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No terceiro trimestre de 2021, as vendas caíram rapidamente cerca de 14,2% (5,82 milhões de unidades), e 5,5% no quarto trimestre (7,69 milhões de veículos). De fato, as vendas anuais para 2021 foram de 25,65 milhões, aumento de 3,2% em relação a 2020.

Tags:Mercado
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