Como parte do seu plano de se tornar uma marca exclusivamente de carros elétricos até 2030, a Nissan anunciou nesta segunda-feira (25) que, a partir de agora, lançará apenas automóveis 100% a bateria no mercado europeu.
"Os carros elétricos são a solução mais avançada em termos de mobilidade. Mais de um milhão de clientes já se juntaram a nossa jornada e provaram a felicidade de ter um elétrico da Nissan. Não há como voltar atrás", destacou o presidente da Nissan, Makoto Uchida.
Junto do anúncio, a marca japonesa revelou ainda o Concept 20-23, um protótipo de automóvel compacto urbano e - obviamente -, 100% elétrico. Mas ainda não se sabe se ele deve se tornar um modelo de produção.
O que já está confirmado é que, dentro do planejamento global da marca, até 2030, serão revelados 27 automóveis eletrificados, sendo que 19 desses serão veículos 100% elétricos. Um deles será o sucessor do Micra/March, cuja geração mais recente (a quinta) foi produzida no mercado internacional entre 2016 e 2022.
Ao mesmo tempo, está nos planos o lançamento, em 2028, de uma bateria de estado sólido com tecnologia desenvolvida pela própria Nissan. Ela permitirá a produção de carros elétricos mais eficientes e acessíveis.
O cronograma da Nissan segue em sintonia com o da francesa Renault, que é parte da mesma aliança de fabricantes de automóveis e também estabeleceu a meta de se tornar 100% elétrica na Europa até 2030. Isso mesmo com a decisão do Reino Unido - e da própria União Europeia - de adiarem o banimento dos carros a combustão para 2035.
No Brasil, a Nissan oferece apenas um modelo eletrificado: o elétrico Leaf, que é vendido em versão única por R$ 298.490.
VÍDEO RELACIONADO



Email enviado com sucesso!