Omoda & Jaecoo comprará fábrica da JLR em Itatiaia

Com a aquisição da planta, que hoje pertence à Jaguar Land Rover, chineses deverão aumentar a linha e ganhar volume

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Omoda & Jaecoo comprará fábrica da JLR em Itatiaia
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Omoda & Jaewcoo definiu aonde produzirá seus modelos em solo brasileiro: será na planta que hoje pertence à Jaguar Land Rover (JLR), localizada em Itatiaia, na região Sul-Fluminense do Rio de Janeiro. A informação foi dada em primeira mão por Jorge Moraes, colunista da CNN.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Resumo:

    • Omoda & Jaecoo produzirá no Brasil na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Sul Fluminense (RJ).
    • Parceria com a JLR na China viabilizou o uso da planta, hoje abaixo da capacidade de 24 mil carros/ano.
    • Produção local fortalece a estratégia da marca chinesa e amplia potencial de vendas no Brasil.
    • Localização da fábrica favorece Rio, São Paulo e Minas, além de acesso ao Sul do País.
    • Omoda 4 surge como principal candidato à produção, com motor 1.0 turbo flex e tecnologia híbrida HEV.
    • Notícia na Íntegra

      O vice-presidente da Omoda & Jaecoo, Roger Corassa, já havia dado pistas de que a marca chinesa teria alguma operação nacional durante participação em um podcast do site Motor1. Mas, na ocasião, não revelou detalhes.

      Land Rover Fábrica Br
      A fábrica da JLR em Itatiaia (RJ) produz os modelos Discovery Sport e Evoque
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Agora, tudo ficou mais claro. A Omoda & Jaecoo já tem parceria com a JLR na China, e isso abriu as portas para a negociação da fábrica. Atualmente a unidade produz modelos Land Rover - como Discovery Sport e Evoque -, mas a produção nunca chegou perto da capacidade instalada, que é de 24 mil unidades anuais.

      Veja também

        Desta forma, enquanto a Omoda & Jaecoo poderá aumentar suas operações no Brasil e também seus volumes de venda, a JLR irá em outra direção, seguindo um reposicionamento global em busca de mais rentabilidade, menor custo operacional e foco em modelos premium com altas margens de lucratividade.

        Para a marca chinesa, produzir em Itatiaia (RJ) deverá ser uma boa opção. A cidade fica perto de três grandes regiões consumidoras - Rio, São Paulo e Minas Gerais -, e nem tão perto, mas com acesso razoável ao Sul do País, onde também há boa demanda por modelos elétricos e híbridos m ais premium.

        Omoda 4: SUV de entrada da marca chinesa será vendido no Brasil em 2026
        Omoda 4 (lá fora, é Omoda 3): o SUV de entrada da marca chinesa poderá ser produzido em Itatiaia (RJ)
        Crédito: Reprodução/TheAuto PH
        toggle button

        Omoda 4 é candidato à produção local

        Ainda não há informações sobre qual ou quais modelos serão feitos lá. Mas um forte candidato é o Omoda 4, um crossover compacto que será capaz de alcançar volumes maiores que os modelos atualmente comercializados pelas duas marcas - devido ao posicionamento menos premium e ao preço naturalmente inferior.

        Inclusive o Omoda 4 deverá ter motor 1.0 turbo flex e tecnologia hóbrida HEV, sem necessidade de recarga externa. Essas especificações têm sido muito bem aceitas no mercado brasileiro, e possibilitariam a escala de produção que um modelo assim necessita. Caso o negócio se concretize, a Omoda & Jaecoo deixará de ser uma novata com volume limitado e passará a ser uma fabricante local, com potencial bem maior que o atual.

        Curte os nossos conteúdos? Então você tem encontro marcado com a Webmotors TV: todos os domingos, às 8h da manhã, no SBT

        Webmotors TV é do Brasil inteiro! Agora, todos os domingos, às 8h da manhã, você assiste o melhor do conteúdo automotivo direto da sua casa, no SBT.

        Testes, comparativos, dicas, serviços, lançamentos e tudo mais que envolve o universo dos carros e das motos no Brasil e no mundo estarão na tela da sua TV! Com apresentação de Letícia Datena, nos encontramos aos domingos, das 8h às 9h, no SBT!

        Veja também

          Comentários