Peugeot 5008: todo novo e com versão elétrica

A terceira geração do SUV médio da marca francesa estreia toda renovada - desde a plataforma - e recheada de tecnologia

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Evandro Enoshita
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E depois do 3008, chegou a vez de a Peugeot revelar a terceira geração do SUV de sete lugares 5008, que tem como destaque a nova variação 100% elétrica e-5008.

Como é o novo Peugeot 5008?

Apesar dos elementos estéticos em sintonia com a identidade de estilo mais recente da marca francesa, o novo Peugeot 5008 parece, visualmente, uma evolução do antecessor. Mas só parece, já que o novo SUV de sete lugares é um carro todo novo, construído sobre a plataforma STLA Medium, que sucedeu a base EMP2 do 5008 de segunda geração.

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Variação de sete lugares do 3008, o novo 5008 mantém o visual de SUV tradicional, mas é feito sobre a base STLA Medium
Crédito: Divulgação
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Com 4,79 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,90 m, o novo Peugeot 5008 é consideravelmente mais longo que o antecessor (4,64 m) e chega a ser maior até que um Jeep Commander. Já as rodas de 19 ou 20 polegadas, com temática geométrica, deixam o visual do SUV ainda mais imponente.

Por dentro, o SUV de sete lugares segue o layout tradicional da marca, com o quadro de instrumentos que é visualizado por cima do volante de pequenas dimensões. A grande novidade na cabine, além das linhas futuristas, é a tela panorâmica e curva de 21 polegadas, que equipa as versões mais caras e concentra as informações do quadro de instrumentos e da multimídia.

Os assentos são modulares e rebatíveis, e formam um compartimento de carga plano com 1.815 litros de capacidade. Mas o volume cai para 748 litros com os assentos do porta-malas rebatidos ou para 259 litros, na configuração de sete lugares.

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Com 4,79 m de comprimento, o 5008 tem porta-malas para 259 litros mesmo com os sete lugares ocupados
Crédito: Divulgação
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O e-5008 e o 5008 híbrido

Feita as apresentações básicas, chegou a hora de falar do e-5008, versão elétrica que estreia na linha do SUV médio da marca francesa. Ou melhor: dos e-5008, já que serão oferecidas várias configurações mecânicas para o utilitário esportivo a bateria.

A configuração de entrada é a Electric 210, que tem um motor de 210 cv, tração dianteira e bateria de 73 kWh para rodar até 502 quilômetros (ciclo WLTP). A opção mais potente da linha é a Electric 320, que tem dois motores e 320 cv. Com tração integral e bateria de 73 kWh, roda até 500 quilômetros.

A autonomia de 660 quilômetros é vista na Eletric 230 Long Range, que tem um motor de 230 cv, tração dianteira e bateria de 98 kWh.

Além do e-5008, a Peugeot vai oferecer também variações híbridas do SUV de sete lugares. A opção menos potente tem motor 1.2 turbo de 136 cv, híbrido-leve, combinado com uma tranamissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas.

Mas há também um híbrido plug-in, com transmissão de dupla embreagem e sete marchas e motores 1.6 a gasolina e elétrico, que desenvolvem a potência combinada de 195 cv. Com uma bateria de 17,9 kWh, essa versão roda até 82 quilômetros apenas com o propulsor a bateria.

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A tela panorâmica de 21 polegadas é uma das novidades no interior futurista do SUV da Peugeot
Crédito: Divulgação
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Tecnologias do novo Peugeot 5008

A lista de equipamentos do novo Peugeot 5008 é bem completa, com itens como ar-condicionado com purificação de ar, faróis de LED adaptativos, bancos com aquecimento, ventilação e massagem, e tampa do porta-malas motorizada.

Na relação de sistemas tecnológicos, um dos equipamentos que estreiam no modelo é o sistema de comando de voz com ChatGPT integrado, que permite ao motorista obter respostas em tempo real. Como, por exemplo, os pontos turísticos do ponto final de uma viagem.

O sistema de direção semiautônoma Drive Assist Plus 2.0 também evoluiu. Além de ser alimentado com dados pela rede de sensores instalados no carro, é capaz de "se ajustar" de acordo com informações recebidas pela internet.

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