Como era de se esperar, o lançamento terá número limitado de unidades. Ao todo, serão 1.963 exemplares do 911 S/T - número em alusão ao ano de criação do modelo esportivo, que ganha esse sobrenome influenciado por outra variante do esportivo, de 1969. O modelo era chamado apenas de "S", mas internamente foi apelidada de ST. Daí surgiu a ideia de nomear a versão atual.
Motor do Porsche 911 GT3 RS
A mecânica do modelo usa como base o motor 4.0 litros boxer do 911 GT3 RS, capaz de render até 525 cv de potência e de girar até insanos 9.000 rpm. Associada ao propulsor, a marca alemã instalou uma transmissão manual de seis marchas modificada e com relações encurtadas. O sistema é 10,5 quilos mais leve do que os usados em outros modelos da linha 911.Com a dupla em ação (motor e caixa), a versão S/T acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e chega à velocidade máxima de 300 km/h.
Peso leve
A "dieta" da transmissão também é aplicada em outros elementos da carroceria na versão comemorativa. Capô, teto, para-lamas dianteiros e as portas trocam as chaparias convencionais por plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). A mesma estratégia foi usada para reduzir o peso na gaiola de proteção, da barra estabilizadora do eixo traseiro e também de outros reforços estruturais.As rodas do 911 S/T são de magnésio de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira, e os freios usam material em carbono cerâmica, que é mais leve. As baterias do modelo são de íons de lítio e os vidros são feitos de um tipo mais leve.
Com todas as mexidas, além da troca da caixa automática por uma convencional, o modelo chegou a 1.380 quilos - é 40 quilos mais leve do que um 911 GT3 Touring. Segundo a Porsche, esse é o menor peso de um 911 na atual geração 992.
Itens de série e opcionais
Entre os itens de série, o modelo tem um flap Gurney no spoiler estendido, pneus de alta performance, e bancos esportivos em fibra de carbono e com acabamento em verde.O único opcional oferecido na linha é o pacote "Heritage Design". O kit adiciona uma pintura exclusiva com adesivos numerados de 0 a 99 nas portas, película decorativa e o emblema original do 911. O símbolo clássico está na dianteira, nas calotas, no volante, nos encostos de cabeça e na chave do carro. O interior tem bancos em couro em tom marrom e revestimento do teto todo perfurado.
A nova versão chegará ao Brasil em esquema de pré-venda ainda neste segundo semestre de 2023. As primeiras entregas estão programadas para 2024 e o preço ainda será revelado pela marca.
Comentários