Ram Dakota é mais do que uma Titano com outro logo

Já vi de perto a estrela da Ram no Salão do Automóvel 2025 e posso dizer o que eu achei da caminhonete média da marca

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Evandro Enoshita
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Falei recentemente em um texto aqui no WM1 sobre o badge engineering, que é a prática das fabricantes de transformarem um automóvel já pronto em modelos de marcas diferentes. Pois é exatamente o caso da Ram Dakota.

Primeira caminhonete média da Ram desde o divórcio da Dodge, em 2010, esta nova Dakota é baseada na Fiat Titano. Inclusive, os dois modelos são produzidos na mesma fábrica da Stellantis, em Córdoba (Argentina).

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Estrela da Ram no Salão do Automóvel 2025, a nova Dakota estreia no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2026. Mas eu já pude conferir de perto essa novidade.

A Ram Dakota tem tudo para agradar ao cliente da marca de picapes da Stellantis
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O que eu achei da Ram Dakota?

Mais Dakota ou mais Titano?

Mas será que a Dakota tem mais de Titano ou mais de Ram? A boa notícia para quem curtiu o visual da caminhonete é que a lista de mudanças vai além apenas de uma troca de logotipo na grade.

Justamente para se adequar ao público - mais exigente - da Ram, a Stellantis fez mudanças bem mais profundas na Dakota do que quando decidiu transformar a Peugeot Landtrek na Fiat Titano.

    Por isso mesmo, a média da Ram estreia uma dianteira totalmente reestilizada - com direito até a LED decorativo na grade na versão Laramie - e uma traseira retocada com novas lanternas, agora com uma assinatura visual semelhante à das caminhonetes maiores 1500 e 2500.

    Na caçamba, tampa com mola a gás e capacidade de carga de Titano Ranch
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    E tanto a litragem quanto a capacidade de carga da caçamba são as mesmas da Titano Ranch: 1.210 litros e 1.020 quilos.

    Na Dakota, além da presença da capota marítima e do protetor de caçamba como itens de série, há ainda o uso de uma mola a gás na tampa do compartimento de carga. Esse equipamento está disponível apenas como acessório no modelo da Fiat.

    Interior - bem - mais refinado

    Esse banho de novidades da Ram Dakota se estende também ao interior, que além do painel exclusivo - com tela digital de sete polegadas para os instrumentos e multimídia de 12,3 polegadas - também tem um acabamento muito mais caprichado, já que o material macio ao toque está presente no painel e em mais áreas das laterais de porta.

    Há ainda a opção do couro bege (versão Laramie) ou preto (versão Warlock) para os revestimentos internos. Mudanças que deixaram a Dakota com uma cara bem semelhante a um produto nascido do zero para a Ram.

    E, por falar em versões, o grande diferencial entre ambas é justamente o estético. A Laramie tem mais cromados e rodas diamantadas de 18 polegadas, enquanto a Warlock é mais off-road, com rodas de 17 polegadas e vários elementos escurecidos na carroceria.

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      Os novos materiais de acabamento deixaram a Dakota bem refinada
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      Ambas têm como itens de série ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, bancos de couro com regulagem elétrica na dianteira, painel digital, câmera 540 graus, carregador de celular por indução e sensor de chuva.

      A lista de equipamentos tem ainda o pacote ADAS, com controlador adaptativo de velocidade, frenagem autônoma, monitor de pontos cegos, assistente de manutenção em faixa e alerta de tráfego cruzado na traseira.

      Onde se vê a Titano?

      Mas basta olhar para o quadro de instrumentos e para a multimídia para notar o parentesco bem próximo entre as caminhonetes da Fiat e da Ram.

      Apesar das telas maiores usadas na Dakota, tanto a resolução quanto os grafismos lembram muito o que vemos na Titano. E poderiam ser melhores.

      A parte boa é que o conjunto mecânico da Dakota é o mesmo usado na picape da Fiat a partir da linha 2026: motor 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida.

      O painel é mais vistoso que o da Titano, mas as telas poderiam ter resolução maior
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      Tive um contato - brevíssimo e em baixíssima velocidade - com a Dakota. Então, aqui, só me resta torcer para que a caminhonete da Ram tenha um comportamento bem próximo ao da Titano 2026.

      Diferentemente do que muita gente pode imaginar, isso é uma belíssima notícia. Eu já falei sobre isso em outra ocasião, mas a caminhonete de Fiat passou por tantas mudanças na linha 2026 que ficou bem boa de andar tanto no asfalto quanto na terra.

      Que fique bem claro que a cargueira da Fiat não chega ao nível de refinamento da Ford Ranger, que é a atual referência entre as médias. Mas também não está muito longe.

      Mais refinada que a Titano, a Dakota não deve custar menos de R$ 285 mil
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      Preços da Ram Dakota

      A Titano tem versões entre R$ 233.990 e R$ 285.990.

      Justamente por ser mais refinada, não ter uma configuração de trabalho e ser tão completa quanto a Titano Ranch nas duas versões, a nossa aposta é que a Dakota seja posicionada acima da faixa de preço da caminhonete da Fiat.

      Considerando também que a Rampage mais cara - a potente R/T, de 272 cv de potência - sai por R$ 269.690, podemos esperar que a Dakota não saia por menos de R$ 285 mil. Mesmo assim, ainda é um valor bem aceitável perto dos cobrados por modelos da concorrência.

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        Tags:RAM
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