A Ford anunciou o início da produção em série da Ranger Raptor na fábrica de Rayong, na Tailândia. Inicialmente destinada ao mercado asiático, cotada para os Estados Unidos e cogitada para o Brasil, a Raptor é a versão 4x4 de alto desempenho da Ranger, inspirada na famosa F-150 Raptor.

Desenvolvida pela Ford Performance em desertos da Austrália e da Califórnia, a nova picape nasceu para encarar os terrenos mais difíceis. Ela vem de fábrica com amortecedores Fox nas suspensões dianteira e traseira e seletor com seis modos de rodagem, dependendo do tipo de terreno e da pegada do piloto. Destaque para a opção Baja, emprestada da F-150 Raptor, para condução off-road em alta velocidade. Veja o vídeo contando um pouco do projeto da "baby Raptor".
Por falar nas suspensões, elas são elevadas, com 28,3 cm de distância em relação ao solo, e têm curso longo para encarar a buraqueira. Já os para-choques exclusivos proporcionam ângulos de entrada e saída mais agressivos.
A Ranger Raptor traz rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento escurecido, calçando pneus todo-terreno da BF Goodrich, e conta com proteções adicionais sob o assoalho.
Embaixo do capô tem o motor 2.0 de quatro cilindros a diesel, com biturbo, capaz de render 213 cv de potência e 51 kgf.m de torque, com gerenciamento da mesma transmissão automática de dez marchas da Raptor de maior porte.
No Brasil, as versões mais potentes da Ranger são equipadas com propulsor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, que rende 200 cv e 47,9 kgf.m, com câmbio automático de seis velocidades. Caso venha ao Brasil, a Ranger Raptor terá como concorrentes a nova Mercedes-Benz Classe X, que chega no ano que vem, e Volkswagen Amarok V6 - porém com suspensões mais robustas e uma pegada off-road bem mais agressiva.