O Toyota Corolla Cross é atualmente o SUV médio mais vendido do Brasil. Até agora, seu maior rival no segmento é o Jeep Compass, mas com a chegada do Renault Boreal, o mercado ganha um concorrente tecnológico, espaçoso e sofisticado, que promete dar trabalho aos líderes de vendas.
O Corolla Cross oferece cinco versões, com preços entre R$ 188.990 (versão de entrada XR) e R$ 219.890 (versão híbrida), incluindo a esportiva GR-Sport.
Já o Renault Boreal chega com três versões, custando entre R$ 179.990 (Evolution, versão usada neste comparativo) e R$ 214.990, trazendo pacote tecnológico completo desde a versão de entrada.
A seguir, confira como cada modelo se sai nas principais categorias:
O Renault Boreal aposta em linhas modernas e esculturais, com capô alto, assinatura luminosa exclusiva e faróis full LED que se estendem até os para-lamas.
O SUV tem rodas de liga leve de 18 polegadas na versão Evolution, teto biton e detalhes que reforçam a sofisticação e presença em trânsito urbano ou rodoviário.
Já o Toyota Corolla Cross XR mantém um estilo mais tradicional, com linhas suaves e rodas de 17 polegadas de liga leve. Os faróis são de LED e a frente tem identidade visual conhecida da família Corolla, conferindo um ar conservador, mas elegante.
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O Renault Boreal Evolution oferece cockpit moderno com painel digital de sete polegadas e multimídia OpenR de 10 polegadas, ar-condicionado dual zone, bancos de couro sintético com ajustes elétricos, iluminação ambiente de 48 cores, carregador por indução e quatro portas USB-C.
O Toyota Corolla Cross XR tem painel de instrumentos TFT de sete polegadas de alta resolução, tela multimídia de 10 polegadas sensível ao toque com GPS via espelhamento, ar-condicionado automático, bancos em couro sintético. A conectividade é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e a opção de carregamento por indução também está disponível.
O Renault Boreal Evolution usa motor 1.3 TCe turbo flex de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automatizado DCT de seis marchas, com tração dianteira.
O Corolla Cross XR vem com motor 2.0 Dynamic Force de 175 cv de potência e torque de até 21,4 kgfm, câmbio CVT e tração dianteira. Ele é eficiente e confiável, mas com desempenho levemente inferior em torque em baixas rotações em comparação ao Boreal.
No quesito segurança o SUV médio da Renault tem seis airbags, frenagem automática de emergência, alerta de fadiga, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento traseiros, além de câmeras para manobras.
O Corolla Cross XR oferece sete airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sendo bem completo, mas sem alguns recursos mais avançados de assistência do Boreal.
O Renault Boreal é maior que o SUV japonês em todas as medidas: 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, com porta-malas de 586 litros (522 litros VDA).
O Toyota Corolla Cross XR tem 4,46 m de comprimento (10 cm menor), 1,82 m de largura (2 cm menor), 1,62 m de altura (3 cm menor) e 2,64 m de entre-eixos (6 cm menor), com porta-malas de 440 litros (82 litros a menos). Apesar de ser confortável, oferece menos espaço e capacidade de carga que o Boreal.
O SUV médio da Renault parte de preço ligeiramente inferior, R$ 9 mil mais barato, oferecendo mais tecnologia e espaço na versão de entrada, enquanto o Corolla Cross tem como carta na manga o histórico de confiabilidade e amplo serviço pós-venda da Toyota.
Renault Boreal Evolution: R$ 179.990
Toyota Corolla Cross XR: R$ 188.990
O Toyota Corolla Cross XR segue como opção segura e funcional, ideal para quem prioriza confiabilidade e manutenção previsível.
O Renault Boreal Evolution chega como forte concorrente, oferecendo mais espaço, tecnologias avançadas e conforto premium, com foco em usuários que buscam inovação e praticidade para o dia a dia em família.
No final, a escolha depende do que pesa mais para o consumidor: o histórico confiável do Corolla Cross ou o pacote tecnológico e espaço interno do Boreal.



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