O Renault Duster celebra agora em novembro 10 anos de vida no Brasil - o SUV compacto foi lançado por aqui em novembro de 2011. Para comemorar a data, fizemos uma lista com outros carros que já passaram pela marca dos 10 anos no nosso mercado. Tem até aqueles que chegam a duas décadas.
Abaixo, veja cinco modelos que já estão perto de atingir a maioridade. Lembra de algum outro? Deixe sua opinião no campo de comentários, no "pé" desta página!
O carro mais "velho" vendido no Brasil, há 23 anos sobre a mesma plataforma, é o Suzuki Jimny - não o de nova geração, comercializado pela alcunha de "Jimny Sierra", mas a anterior, que ainda é feita em um espaço na fábrica da marca em Catalão (GO). Primeiro dos carros da nossa lista de modelos com mais de 10 anos no nosso mercado, o Jimny é tão guerreiro, que chegou até a ter outra área de fabricação no Brasil, em Itumbiara, também no Estado de Goiás.
O Jimny em questão começou a ser feito por aqui em 2012 - antes disso, era importado do Japão, onde até hoje é considerado uma lenda. A plataforma é a mesma desde 1998. Atualmente, tem quatro versões de acabamento (4Work, 4All, 4Sport e Forest) e custa a partir de R$ 110.990.
Lançado para o mundo em 2000, o minifurgão multiuso da Fiat chegou ao Brasil em novembro de 2001 e é mais um dos carros com mais de dez anos de idade - para sermos exatos, 20 anos neste mês. O Doblò é feito sobre a plataforma da primeira geração do Palio que, veja só, é de 1996.
Lá fora o carro chegou a ganhar nova geração no finalzinho de 2009, o que não aconteceu por aqui - em nosso país, as mudanças não passaram de um facelift, curiosamente feito na mesma época. Atualmente, o Doblò custa a partir de R$ 115.990 na versão Essence de sete lugares, a única que ainda é oferecida para nosso mercado, que utiliza motor 1.8 flex e câmbio manual de cinco marchas.
Volkswagen Gol e Voyage (os mesmos desde 2008, apesar de vários facelifts subsequentes) e Saveiro (2009) são carros com muito mais de dez anos se considerarmos gerações passadas (o Gol é de 1980, o Voyage de 1981 e a Saveiro de 1982). Estão na faixa dos 40, mas quando levamos em consideração somente a geração atual, estão prestes a completar 14 e 13 anos em 2022, respectivamente.
Curiosamente, a plataforma é a mesma do Fox (e do primeiro Polo nacional), que saiu de linha há poucos meses, conhecida como PQ24. Atualmente, o Gol mais barato sai por R$ 67.790 (1.0 com câmbio manual); um Voyage de entrada, com a mesma configuração mecânica, custa R$ 78.490; e a Saveiro "pé-de-boi", conhecida como Robust CS (cabine simples), tem motor 1.6 e sai por R$ 73.390.
Mais um dos carros com mais de dez anos de vida no Brasil: o Fiat Uno, lançado em meados de 2010 - são mais de 11 anos, portanto. Curiosamente, faz parte da história do compacto ter gerações com muito tempo de mercado - a primeira, de 1984, durou 30 anos, já que o modelo (que passaria a se chamar Mille com a chegada do novo Uno) se aposentou em 2014 sem trocar de base. São quase 40 anos de história também.
O Fiat Uno atual ainda deixou um herdeiro: o Mobi, que é produzido sobre a mesmíssima plataforma e tem proposta ainda mais urbana que do hatch. Ambos são feitos em Betim (MG), na maior fábrica da FCA de todo o planeta. Atualmente, um Uno zero km custa a partir de R$ 66.290 na versão Attractive com motor 1.0 flex e câmbio manual de cinco velocidades.
O Mitsubishi ASX é exatamente o mesmo carro desde que foi lançado no Brasil, no final de 2010, e completa nossa lista com carros com mais de 10 anos no nosso marcado. A plataforma, aliás, foi utilizada pela primeira vez em 2005. São 11 anos em que a marca japonesa faz o mesmo carro, que recebeu modificações nos últimos anos e mudou até de nome, para Outlander Sport.
Atualmente, o modelo é vendido em duas versões de acabamento (HPE 2WD ou HPE AWD) por preços entre R$ 164.990 e R$ 171.990. Com diferença somente no sistema de tração entre as configurações, o SUV é equipado com motor 2.0 aspirado de 170 cv e 23 kgf.m de torque e câmbio automático do tipo CVT - que tem simulação de seis marchas.