A Stellantis divulgou na manhã desta quarta-feira (15) um posicionamento sobre a nota zero do Citroën Basalt nos testes de segurança realizados pelo Latin NCAP. Resultados foram divulgados ontem, terça-feira (14).
De acordo com a empresa detentora da marca francesa, "todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa". Ainda de acordo com a nota, "Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG".
Especificamente sobre os resultados do Basalt, a Stellantis destacou em seu posicionamento que a "variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo".
Por fim, a marca exalta que o Basalt "conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida", e que "não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade".
Veja também
Confira a nota da Stellantis na íntegra:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade."
Saiba mais:
O Citroën Basalt, SUV mais barato do Brasil, recebeu zero estrela na nova rodada de testes do Latin NCAP, programa independente que avalia a segurança de veículos vendidos na América Latina e no Caribe.
Produzido no Brasil, o modelo apresentou estrutura instável, deficiências graves na proteção dos ocupantes e ausência de tecnologias de assistência à condução (ADAS) — mesmo como opcionais. Segundo o relatório, o desempenho do Basalt foi insatisfatório em praticamente todas as áreas avaliadas.
Nos resultados detalhados, o SUV alcançou 39,37% em proteção de ocupante adulto, 58,35% em ocupante infantil, 53,38% em pedestres e usuários vulneráveis e apenas 34,88% em assistência à segurança.
Vídeo relacionado