Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha no Brasil

Marca japonesa segue apenas com Jimny e Jimyn Sierra no catálogo; SUVs veteranos serão substituídos por modelos híbridos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha no Brasil
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os modelos Vitara e S-Cross já não aparecem no catálogo brasileiro da Suzuki, que temporariamente passa a oferecer por aqui apenas dois modelos: os 4x4 Jimny e Jimny Sierra. Procurada, a Suzuki confirmou o fim das vendas dos dois SUVs. Mas a mudança, na verdade, foi a confirmação de um fato consumado.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), não foram registrados no Brasil, em 2022, emplacamentos dos dois modelos.

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Suzuki S Cross 2019
O SUV Suzuki S-Cross teve apenas 61 emplacamentos no Brasil ao longo de todo o ano passado
Crédito: Divulgação
toggle button

O mais antigo da dupla era o S-Cross. O SUV chegou em 2015, com o objetivo de substituir o SX4. Inicialmente equipado com um motor 1.6 aspirado, em 2019 passou por uma atualização visual e incorporou um motor 1.4 turbo.

Apesar de características interessantes, como a opção do sistema de tração integral, o S-Cross estava bem longe de ser um sucesso de vendas nos últimos tempos. Em 2021, somou apenas 61 emplacamentos.

 

 

Suzuki Vitara
Tanto o Vitara quanto o S-Cross não registraram emplacamentos ao longo do primeiro semestre
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o Vitara de quarta geração chegou ao Brasil em 2016 e compartilhava o mesmo conjunto mecânico do S-Cross, com os motores 1.6 aspirado e 1.4 turbo, e a opção de tração integral.

Além do desempenho mais ágil em rodagem, nos últimos tempos o SUV também teve um desempenho superior ao do S-Cross em vendas. Mas nada muito brilhante: foram 208 emplacamentos em 2021.

 

 

2022 Suzuki S Cross 5
O Suzuki S-Cross passou por uma reestilização pesada e incorporou sistema híbrido-leve ao 1.4 turbo
Crédito: Divulgação
toggle button

Substitutos

No comunicado confirmando a saída dos dois modelos, a Suzuki - que é representada no Brasil pela HPE Automotores - complementou que está em um processo de reposicionamento da marca e promete a chegada, em breve, "de novos modelos, com novas tecnologias". Mas não detalhou quais seriam essas novidades futuras.

Um substituto natural para o S-Cross seria a terceira geração do modelo. Lançado na Europa no ano passado, o carro feito na Hungria é uma modificação profunda do antecessor. O SUV preserva as medidas externas, mas incorpora novas tecnologias como o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro e o sistema híbrido-leve combinado ao motor 1.4 turbo.

 

 

Toyota Urban Cruiser Hyryder
O Toyota Urban Cruiser Hyryder será vendido pela Suzuki com o consagrado nome Grand Vitara
toggle button

Mas a marca japonesa também pode optar por um novo produto para substituir S-Cross e o Vitara de uma só vez. Trata-se do futuro Grand Vitara, SUV que será produzido na Índia em parceria com a Toyota (que venderá o mesmo modelo com o nome de Urban Cruiser Hyryder).

O novo Suzuki Grand Vitara usará a base do S-Cross. Mas é um modelo de dimensões maiores. Com 4,37 m de comprimento, é 7 cm mais longo e quase se equipara em tamanho ao Jeep Compass. Já a linha de motores será composta por um 1.5 híbrido-leve e também por um híbrido convencional.

Comentários